Filtrar


Questões por página:
O Ato Adicional de 1834 promoveu uma série de reformas na Constituição de 1824. Reformas essas que, longe de radicalizar a política brasileira, buscava mudanças dentro da ordem, sem modificar o status quo, atendendo demandas específicas.
Quais das medidas abaixo não fizeram parte desse processo?
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo à Primeira República, também denominada República Velha.


Durante a Primeira República, o incontrastável domínio das oligarquias assentava-se, entre outros aspectos, em práticas sociais e políticas excludentes, no coronelismo e no analfabetismo que atingia a maioria absoluta da população brasileira.

mostrar texto associado

Tendo as informações precedentes como referência inicial e considerando os processos históricos de colonização, da Independência e das décadas iniciais do regime imperial brasileiro, julgue o item que se segue.


O Primeiro Reinado (1822-1831) foi marcado por desavenças políticas entre D. Pedro I e setores da sociedade brasileira, o que se confirmou pela dissolução da Assembleia Constituinte e outorga da Constituição de 1824, fatos que alimentaram a crescente oposição às atitudes do imperador, consideradas absolutistas.

"A revolução cabana que explodiu em Belém do Pará em 1835, deixou mais de 30.000 mortos e uma população local que só voltou a crescer significativamente em 1860."

Fonte: Nação e revolução: a Cabanagem e a experiência da "brasilidade" na Amazônia (1820-1840). Magda Ricci. Trópicos de História. Gente, espaço e tempo na Amazônia (séc. XVIII a XXI). CHAMBOULEYRON, Rafael & ALONSO, José Luiz Ruiz-Peinado (organizadores). Belém, Açaí,2010. p.141.
Esse movimento:
Visualizar Questão Comentada
Sobre a História do Brasil e a construção de identidades, alguns argumentos foram presentes no contexto pós independência, exceto:
Visualizar Questão Comentada