Filtrar


Questões por página:

Durante os três séculos, nos quais vigorou a escravidão no Brasil, a resistência de escravos tanto de origem africana quanto de origem indígena foi constante e tomou as mais diversas formas. No século XIX, quando a escravidão brasileira viveu seu apogeu com o maior afluxo de escravos africanos, o crescimento das cidades fez multiplicar nelas não apenas o número de escravos mas também as formas de resistência, que se diversificavam cada vez mais. E, se as fugas sempre foram as mais famosas e emblemáticas dessas formas de resistência, nunca foram as únicas.

Sobre elas, diz o historiador Marcus Carvalho:

Nunca faltaram fugas de escravos no Recife. Alguns se aproveitavam dos cortes que o Capibaribe fazia entre os bairros para se evadirem dentro da própria cidade em busca de dias melhores. Existem ainda casos mostrando o outro lado da história: fugas do Recife para o interior, ou até para fora da Província, buscando a distância do senhor ou a proximidade de parentes, amores, amigos e pessoas da mesma etnia ou nação.”

(CARVALHO, M. J. M. Liberdade: Rotinas e Rupturas do Escravismo no Recife,1822-1850. Recife: Ed. Universitária da UFPE,2010. P.176)

Tendo em vista esse cenário, assinale a alternativa INCORRETA.

A instauração do Poder Moderador pela Carta Constitucional outorgada pelo Imperador D. Pedro em 1824 significou, como primeira legislação magna brasileira, a:
Entre os mais importantes grupos políticos que participaram da disputa entre a defesa e a oposição da emancipação política do Brasil em relação a Portugal, não foi/foram sustentada (s):
O jornal “O Paraense”, o primeiro a ser impresso na Amazônia, foi fundado em 1° de abril de 1822 por Felipe Alberto Patroni Martins Maciel Parente. Surgido no contexto da Revolução Liberal do Porto, o periódico teve sua linha editorial orientada pelas atividades de seu editor como representante da Capitania do Pará nas Cortes de Lisboa. O jornal ficou conhecido, na época, entre os políticos liberais portugueses como:
Enquanto em quase todo o continente americano a data da independência nacional coincide com a da proclamação da República, no Brasil existem duas datas: sete de setembro e quinze de novembro. Isto se explica historicamente porque nosso processo de independência foi caracterizado pela