Filtrar


Questões por página:
Em várias outras províncias, os movimentos separatistas ou federalistas se sucedem, assumindo designações que lembravam o mês de sua ocorrência – Abrilada, Novembrada – ou o nome de seus líderes, como no caso da Sabinada. Vez por outra, porém, tais movimentos fugiam ao controle da elite, tornando-se levantes populares. As chances de esses grupos alimentarem seus projetos de independência eram grandes, pois, nos embates com as tropas oficiais, os fazendeiros armavam os cativos e homens pobres. Além disso, os movimentos separatistas criavam divisões no interior das elites, como era o caso dos liberais exaltados se contrapondo aos grupos que procuram se alinhar ao governo regencial. (DEL PRIORE, Mary & VENANCIO, Renato. Uma breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta,2010.p.168).
O texto faz referência às conjunturas de surgimento dos movimentos separatistas ou federalista da Regência e do Império que ganharam notoriedade, como
Alguns historiadores dão conta de que o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco foi pensado ainda nos tempos de Brasil Império. Ou seja, foi mais de um século para que a obra saísse do papel e virasse realidade. O Brasil Império foi um período que perdurou entre:
Após o fim do Primeiro Reinado e do Período Regencial, os interesses dos partidos que disputavam o poder no Brasil, partido conservador e partido liberal, foram atendidos pelo governo durante boa parte do segundo reinado. Veja o que mostra a Charge a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/wpcontent/uploads/legado/fckeditor/image/9_12_imagem4..


Considerando a análise da figura acima, é correto afirmar que
“É 7 de maio de 1888. A Câmara dos Deputados do Brasil recebe um seco projeto de lei composto de dois artigos somente. O primeiro dizia: “É declarada extinta a escravidão no Brasil”, e o segundo: “Revogam-se as disposições em contrário”. O laconismo do projeto, que se converteria na Lei Áurea, refletia a radicalização a que se chegara em relação à questão servil. Nenhuma dilação ou concessão ao escravismo seriam mais toleradas...”.
QUEIROZ, Suely R. Reis de. A abolição da escravidão. São Paulo: Brasiliense,1999, p.83.


A respeito da sociedade escravista e do abolicionismo, assinale a alternativa correta.
“A melhor indicação das dificuldades em estabelecer um sistema nacional de dominação com base na solução monárquica encontra-se nas rebeliões regenciais. (...) As revoltas podem ser divididas em dois grandes grupos” (José Murilo de Carvalho, Teatro de Sombras, Ed. UFRJ/Relume- Dumará, p.230)
A opção que apresenta revoltas que NÃO são do período regencial é: