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O caso clínico hipotético contextualiza a questão. Leia-o atentamente.
Paciente, sexo feminino,76 anos, hipertensa, com insuficiência cardíaca congestiva, diabética, obesidade grau 1, faz seguimento ambulatorial por quadro de Fibrilação Atrial (FA) crônica. Foi aplicado o escore CHA2DS2-VA para a tomada de decisão quanto à anticoagulação.
Sobre o tratamento da FA, analise as afirmativas a seguir.
I. Inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 são recomendados para pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC) e FA, independentemente da Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo (FEVE), para reduzir o risco de hospitalização por IC e morte cardiovascular.
II. Betabloqueadores, diltiazem, verapamil ou digoxina são recomendados como medicamentos de primeira escolha em pacientes com FA e FEVE >40% para controlar a frequência cardíaca e reduzir os sintomas.
III. A ablação do nó atrioventricular combinada com a terapia de ressincronização cardíaca deve ser considerada em pacientes gravemente sintomáticos com FA permanente e, pelo menos, uma hospitalização por IC para reduzir sintomas, limitações físicas, hospitalização recorrente por IC e mortalidade.
De acordo com a diretriz sobre fibrilação atrial, da European Society of Cardiology (ESC), está correto o que se afirma em
(Comitê Coordenador da Diretriz de Insuficiência Cardíaca. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq. Bras. Cardiol.2018.)
De acordo com as orientações da Diretriz citada, NÃO é considerado um marcador de pior prognóstico na avaliação eletrocardiográfica na IC:
( ) “Uma boa prática avaliativa dá mais importância aos resultados do que aos processos”. ( ) “O objetivo principal da avaliação é apontar rumos da prática, possibilitando incluir as crianças pelos mais variados meios”. ( ) “Toda a ação de avaliação é neutra, porque quem avalia tem por base a concepção de promoção”. ( ) “Cabe ao educador o registro de todas as ações desenvolvidas pelas crianças, que podem ser fotos, relatos e outros”. ( ) “A avaliação é mais correta quando usamos pesos, medidas e estatísticas”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Em muitos casos, as informações repassadas não possuem o menor significado para o aluno. II. O papel do aluno é escolher o que precisa ou não saber e a maneira pela qual a aprendizagem é desenvolvida. III. O aluno observa e faz comparações entre a experiências já vividas com a experiência que ele adquire no momento da atividade. IV. Ao aluno cabe aprender o conteúdo transmitido e repeti-lo no momento da verificação da aprendizagem.
Quais estão corretas?