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A lei nº 10.639/2003 propõe que conteúdos, currículos e representações marcadas por estereótipos nos materiais didáticos sejam revistos. Para o docente de Geografia, cumprir a respectiva lei significa contribuir para uma educação que:
Pensar em um ensino de Geografia inclusivo para estudantes cegos ou com baixa visão pressupõe criar condições de acessibilidade, não apenas aos espaços físicos escolares, mas também ao conhecimento a que têm direito.
Entre essas condições, destaca-se a existência de:
Um dos princípios básicos do raciocínio geográfico é aquele que permite tecer, conjuntamente, as diferentes dimensões que compõem o espaço geográfico na busca da totalidade. Esse princípio é:
A partir de uma visão crítica do espaço geográfico, o ensino de Geografia tem contribuído, entre outras coisas, na formação de indivíduos que compreendam as transformações no território e as relacionem com os conteúdos estudados. É correto afirmar que
Em seu livro “Pensar pela Geografia: ensino e relevância social” (2019), Lana de Souza Cavalcanti propõe um percurso didático para a mediação no ensino de Geografia. Nesse percurso a atividade de aula é considerada o centro do trabalho (podendo ser uma hora-aula na escola ou várias aulas) e tem como referência uma unidade de conteúdo, com começo, meio e fim. O percurso didático é um processo não linear e suas dimensões devem ser compreendidas como partes articuladas de um todo.
As três dimensões do percurso didático proposto por Lana Cavalcanti (2019) consistem nas ações de