Questões de Concurso
Filtrar
41 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 9
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Geografia
Leia o fragmento a seguir.
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
Disciplina:
Geografia
A didática da Geografia envolve diferentes estratégias pedagógicas, tais como a aprendizagem baseada em problemas e o ensino por investigação.
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Disciplina:
Geografia
Leia o fragmento a seguir.
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Geografia
No livro Pensando o espaço do homem, Milton Santos estabelece uma distinção entre “espacialistas” (investigadores que dão importância apenas às formas e estudam o espaço em si mesmo) e “espaciólogos” (investigadores que buscam analisar o espaço em sua relação com o movimento total da sociedade). Ao segundo grupo de investigadores, o dos “espaciólogos”, caberia a análise da relação entre o espaço e a totalidade social.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.2007.
Assinale a opção que caracteriza o funcionamento da totalidade na perspectiva de Milton Santos.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.2007.
Assinale a opção que caracteriza o funcionamento da totalidade na perspectiva de Milton Santos.
Disciplina:
Geografia
Leia o fragmento a seguir.
“Hoje, quando se fala de espaço total fala-se de uma multiplicidade de influências superpostas: mundiais, nacionais, regionais, locais; no entanto, o espaço é maciço, contínuo, indivisível. Tão indivisível quanto a sociedade, de que ele é o ________ e com a qual sua relação é igualmente indivisível. A ________ aparece como um quadro a utilizar para a reprodução das relações sociais. O ________, por outro lado, nada mais é do que um espaço funcional”.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.,2007.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
“Hoje, quando se fala de espaço total fala-se de uma multiplicidade de influências superpostas: mundiais, nacionais, regionais, locais; no entanto, o espaço é maciço, contínuo, indivisível. Tão indivisível quanto a sociedade, de que ele é o ________ e com a qual sua relação é igualmente indivisível. A ________ aparece como um quadro a utilizar para a reprodução das relações sociais. O ________, por outro lado, nada mais é do que um espaço funcional”.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.,2007.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.