Filtrar


Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
A didática da Geografia envolve diferentes estratégias pedagógicas, tais como a aprendizagem baseada em problemas e o ensino por investigação.
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Leia o fragmento a seguir.
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.
No livro Pensando o espaço do homem, Milton Santos estabelece uma distinção entre “espacialistas” (investigadores que dão importância apenas às formas e estudam o espaço em si mesmo) e “espaciólogos” (investigadores que buscam analisar o espaço em sua relação com o movimento total da sociedade). Ao segundo grupo de investigadores, o dos “espaciólogos”, caberia a análise da relação entre o espaço e a totalidade social.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.2007.
Assinale a opção que caracteriza o funcionamento da totalidade na perspectiva de Milton Santos.
Leia o fragmento a seguir.
“Hoje, quando se fala de espaço total fala-se de uma multiplicidade de influências superpostas: mundiais, nacionais, regionais, locais; no entanto, o espaço é maciço, contínuo, indivisível. Tão indivisível quanto a sociedade, de que ele é o ________ e com a qual sua relação é igualmente indivisível. A ________ aparece como um quadro a utilizar para a reprodução das relações sociais. O ________, por outro lado, nada mais é do que um espaço funcional”.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª Ed.,2007.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.