Filtrar


Questões por página:
O choque é uma síndrome clínica que resulta da perfusão tissular inadequada, que cria um desequilíbrio entre a oferta e a necessidade de oxigênio e nutrientes que sustentam a função celular. Sobre choque, analise as afirmações abaixo:

I- Independentemente da causa inicial do choque, determinadas respostas fisiológicas são comuns a todos os tipos de choque. Essas respostas fisiológicas incluem hipoperfusão dos tecidos, hipermetabolismo e ativação da resposta inflamatória.
II- O choque séptico, o tipo mais comum de choque circulatório, é causado pela propagação de infecção ou sepse. Alguns fatores de risco adicionais contribuem para a crescente incidência de choque séptico. São eles: a menor utilização de procedimentos invasivos e dispositivos clínicos permanentes, o aumento do número de microorganismos resistentes a antibióticos e a população cada vez mais idosa.
III- A prevenção primária do choque é um foco essencial do cuidado de enfermagem. O choque hipovolêmico pode ser prevenido em alguns casos por meio de cuidadoso monitoramento de clientes que correm risco para déficits de líquido e por meio do cuidado de reposição de líquidos, antes do volume intravascular ser esgotado.

Estão CORRETOS os itens:
Paciente em atendimento pré-hospitalar por Equipe do SAMU, é diagnosticado com choque hipovolêmico classe II. De acordo com esta classificação, marque a alternativa correta, de acordo com os parâmetros para a mesma:
O choque é um dos quadros clínicos mais complexos em emergências médicas e medicina intensiva, resultando em altos índices de letalidade devido à combinação entre diagnóstico tardio e terapêutica inadequada. Nesse sentido, a situação de emergência desencadeada através da grande perda de sangue e de líquidos é denominada de choque
Em relação ao choque hipovolêmico, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I Quando 30% do volume circulante é perdido, os pacientes geralmente começam a apresentar os sinais iniciais do choque: bradicardia, hipotensão e ansiedade. II Perda sanguínea excedendo 40% do volume total circulante do corpo ameaça a vida de maneira imediata e se manifesta como um paciente mentalmente alterado, hipotenso e oligúrico. III Uma advertência importante sobre o choque é que a pressão sanguínea e a frequência cardíaca podem ser indicadores pouco confiáveis em pacientes que recebem betabloqueadores.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Na transfusão de sangue, para maior segurança do paciente contra choque anafilático, é necessário realizar: