Filtrar


Questões por página:
O choque é uma condição em que o sistema cardiovascular fica impossibilitado de manter a perfusão tecidual adequada, por vários motivos. Quando há demora no reconhecimento e tratamento, ocorre mais rapidamente a falência de múltiplos órgãos e óbito. Assim, para que as ações ajudem na identificação precoce do choque em situações de urgência e emergência, é importante a compreensão de como se dá esse fenômeno, entendendo sua classificação, fisiopatologia, tratamento e cuidados de enfermagem. Assinale a alternativa INCORRETA relacionada ao tema:
Considerando os sinais e sintomas do choque hipovolêmico em sua forma grave, o paciente pode apresentar:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O acidentado de choque elétrico ou com traumatismo violento que julgar nada ter sofrido deverá tentar levantar-se rapidamente, pois manter-se imóvel – ainda que para um rápido exame nas áreas que sofreram alguma lesão – ampliará o agravo à saúde do acidentado.
II. Diante de uma vítima de acidente, deve-se observar o seu estado psicológico, pois essa condição determina a capacidade de regeneração de cada indivíduo. Ou seja, o acidentado pode se regenerar mais facilmente se ele estiver com medo, ansioso e sem confiança em quem está cuidando.
III. Qualquer pessoa treinada poderá prestar os primeiros socorros a uma vítima de acidente, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Nesse contexto, é importante manter a calma e o próprio controle, além, claro, de manter o controle de outras pessoas próximas.

Marque a alternativa CORRETA:
Dentro de uma unidade de terapia intensiva, é comum os pacientes apresentarem choque séptico, um dos tipos de choque existentes, devido à gravidade de seus quadros. O choque séptico é uma das causas de morbimortalidade, o que pode ser significativamente reduzido com o diagnóstico precoce e com o tratamento adequado. Nesse sentido, o choque séptico é classificado como:
Estado de choque: é a falência do sistema cardiocirculatório devido a causas variadas, proporcionando uma inadequada perfusão e oxigenação dos tecidos. Identifique abaixo os sinais e os sintomas do estado de choque: