Filtrar


Questões por página:
Com relação ao histórico e à construção da tabela periódica, à cinética e ao equilíbrio químico, julgue o item.
As velocidades de reação independem do mecanismo da reação, pois independem do número de espécies colidindo. A expressão da constante de equilíbrio depende apenas da estequiometria, que descreve a relação entre as concentrações de reagentes e produtos quando o sistema atinge o estado de equilíbrio químico.
Com relação ao histórico e à construção da tabela periódica, à cinética e ao equilíbrio químico, julgue o item.
A velocidade de uma reação química é proporcional às concentrações molares dos reagentes, sendo afetada por fatores como temperatura e presença de catalisadores. Para que uma reação ocorra, são necessárias colisões eficazes, ou seja, colisões com orientação correta e energia suficiente.
A velocidade das reações químicas depende, entre outros fatores, da temperatura do sistema reacional, presença de catalizadores e concentração dos ______. As moléculas que reagem devem colidir umas com as outras, portanto, quanto maior a concentração dos reagentes, ______ a velocidade da reação. As moléculas reagentes devem colidir com ______ suficiente para iniciar o processo de rompimento e formação de ligações. Geralmente o aumento da temperatura fornece a energia suficiente para ativar as ______ químicas. As moléculas devem ainda colidir com uma orientação que pode levar a um rearranjo dos átomos.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O tempo de meia-vida (t1/2) de uma reação é o tempo necessário para a concentração de um reagente atinja a metade da sua concentração inicial. É uma forma de descrever a velocidade que um reagente é consumido em uma reação química. O processo de decomposição do N2O5 é um processo de primeira ordem.
Assinale a alternativa que melhor representa quantas meias-vidas são necessárias para decompor 99% de uma amostra:
Na reação heterogênea entre o superóxido de potássio e o gás carbônico, há a liberação de oxigênio, segundo a reação:
X KO2(s) + Y CO2(g) ⇔ W K2CO3(s) + Z O2(g).
Calcule a massa de KO2 necessária para reagir com 50 l de CO2 a 25°C e 1,0 atm. A massa molar do KO2 é 71,1 g/mol. Considere o volume molar 24,5l/mol.
Assinale a alternativa que contém os valores de X, Y, W e Z e a massa de KO2 consumida na reação.