Filtrar


Questões por página:
Observe as seguintes situações:
1.40,0 mg de Ar está confinado em um frasco de 0,0500 l a 27°C.2.40,0 mg de Kr está confinado em um frasco diferente de 0,0500 l a 27ºC.
A constante universal dos gases é 8,314462 L.kPa.K-1.mol-1. Massa molar aproximada: Ar = 40 g/mol, Kr = 80 g/mol.
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Para ter a mesma pressão do Ar, o Kr tem que estar a 600K. II. Para que os 2 gases tenham a mesma pressão, as temperaturas do Ar e do Kr devem ser iguais. III. O número de mol (n) do Kr é o dobro do número de mols do At.
Estão corretas as afirmativas:
Um experimento com um gás inerte foi conduzido, a partir de 500 ml desse gás a uma temperatura de 300K foi observada uma pressão de 100 KPa. Para observar suas propriedades, esse mesmo gás foi comprimido a 250 ml e levado à temperatura de 270K. Com esses dados expostos, analise as afirmativas a seguir. A constante universal dos gases é 8,314462 L.kPa.K-1.mol-1 .
I. A pressão final será menor que a inicial pois houve a diminuição da temperatura do experimento. II. A pressão final será maior apesar de haver a diminuição da temperatura do experimento. III. A pressão final será menor que a inicial, pois na reação que ocorre no experimento, o número de mols do gás diminui, conforme Lei de Avogadro. IV. Não há alteração na pressão final, pois com a reação que ocorre no experimento, o número de mols do gás diminui enquanto a pressão aumenta, um compensando o outro.
Estão corretas as afirmativas:
Um tanque de armazenamento contém inicialmente 300 mol de C2H6 (g) a 1,3 atm.150 mol adicionais de C2H6 (g) são bombeados para o tanque à temperatura constante, que é grande suficiente para manter a temperatura também constante. Sabendo-se que a massa molar do C2H6 (g) é de 30,07 g/mol e a constante universal dos gases é 0,082 atm.l.mol-1.K-1, assinale a alternativa que corresponde à pressão final dentro do tanque:
Quando estudamos sobre a cinética química (velocidade das reações) o estudo do mecanismo de reação é imprescindível, visto que os químicos descobriram que uma reação química geralmente não se realiza em uma única etapa. Desta forma, podemos dizer que as várias etapas que podem ocorrer em uma reação denomina-se mecanismo de reação. Sobre isto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A lei de velocidade é a equação matemática que exprime como as concentrações interferem na velocidade de uma reação a uma determinada temperatura.
( ) Só é possível determinarmos a ordem de uma reação somando os expoentes a que se devem elevar as concentrações dos reagentes exclusivamente para se obter a lei de velocidade de reação.
( ) Molecularidade é o número de moléculas que se chocam em cada etapa da reação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Toda reação de combustão (queima) é uma reação que ocorre com liberação de calor conhecida como uma reação exotérmica e ocorre entre uma substância (combustível) e um gás (comburente), tal qual o oxigênio que auxilia no processo de liberação de calor. A queima do propano, como as demais queimas, forma como produto gás carbônica e água. Imaginemos que nessa reação da combustão do propano, tenha produzindo 26,4g de gás carbônico em 10 minutos. Determine a velocidade da reação em número de moles de propano por minuto, bem como equacione corretamente essa reação.
(Dados: C=12; H=1; O=16)
Assinale a alternativa que corresponde a reação de combustão do propano e a velocidade desta reação.