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Considere as definições abaixo.
I. Significado afetivo da ligação do indivíduo com seu contexto de trabalho. II. Conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional.
As definições I e II são, respectivamente,
No que concerne aos atributos e elementos da cultura e do clima organizacional, tem-se que
Foram propostos vários modelos de cultura; um dos mais bem aceitos nas organizações de negócios é o modelo dos valores concorrentes, no qual duas dimensões de valores são centrais. A primeira dimensão tem a ver com o valor atribuído à flexibilidade e à liberdade de ação, em contraposição com
A cultura organizacional constitui um fenômeno estudado por diversos autores, estreitamente ligado à própria identidade da organização e à forma como ela é vista por seus integrantes e pela sociedade. Os autores costumam apontar, entre os aspectos, mais facilmente perceptíveis da cultura de uma organização

Em seu livro Administração Geral e Pública, Chiavenato (2009) destaca que “[...] a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais [...]”. Dadas as afirmativas baseadas no comportamento e nas relações humanas das organizações, sejam públicas ou privadas,


I. Cada organização possui sua própria cultura, mantendo-a e cultivando-a.

II. A cultura é formada por hábitos e crenças necessários à manutenção da boa relação, proporcionando um clima organizacional favorável.

III. A cultura não importa para o sucesso das organizações; afinal, não há a necessidade de compreender relações humanas no trabalho.

IV. A cultura necessita está alinhada com outros aspectos das decisões da organização, além do planejamento, a organização, a direção e o próprio controle das ações.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas