Filtrar


Questões por página:
Uma adolescente previamente hígida é internada com quadro agudo de cefaleia, febre e diminuição de nível de consciência. Após a admissão, apresenta vômitos e desenvolve crise convulsiva do tipo grande mal. O fundo de olho é normal; é realizada punção liquórica que identifica pleiocitose com predomínio de linfócitos, sendo negativa a pesquisa por patógenos identificáveis pelo Gram. Pela gravidade do caso, ao se decidir por tratamento empírico você deve escolher:
Homem de 42 anos de idade apresenta queixa de quatro meses de dor, edema, calor e rigidez pós-repouso maior que uma hora em punhos, metacarpofalangeanas, interfalangeanas proximais e tornozelos bilateralmente. Tabagista e não etilista. Nega sintomas em outros aparelhos. Sem outros achados no exame físico. Exames complementares: hemograma normal, VHS 52 mm/1ª hora, proteína C-reativa 4,3 mg/dL e radiografia simples das mãos e punhos mostrando osteopenia periarticular em punho e metacarpofalangeanas. A melhor conduta para esse paciente é:
Você está no plantão de emergência e recebe uma jovem de 16 anos vítima de violência sexual ocorrida há aproximadamente 5 horas. Ao exame você observa sinais de violência sexual. A adolescente nega atividade sexual prévia. Assinale a alternativa ERRADA.
Um homem de 30 anos procura a unidade de saúde por queixa de dor lombar intensa há três dias. Ao exame, apresenta manobra de punho-percussão positiva à direita (sinal de Giordano), que aponta para a hipótese diagnóstica de litíase renal. O impacto social da calculose renal se define em vista do risco de formação de litíase urinária em algum momento da vida na ordem de 5 a 20% da população mundial, e índice de recorrência da ordem de 50% em cinco anos. Assinale a alternativa CORRETA.
A administração de tiamina (vitamina B1) a um paciente alcoolista grave, admitido na emergência, tem como objetivo evitar o desenvolvimento de: