Filtrar


Questões por página:
Uma mulher de 31 anos procura um médico com queixa de emagrecimento (2 quilos em 3 semanas), palpitações e sudorese excessiva. Sua frequência cardíaca era 125 bpm, temperatura axilar 39ºC, apresentava discreta confusão mental, com tireoide palpável, sem aumento de volume ou nódulos. Exames laboratoriais mostravam TSH 0,07 (valor de referência do laboratório – VR – 0,27 a 4,2), T4 total 16,2 (VR 5,1 a 14,1), T3 total 210 (VR 80 a 200) e captação de iodo em 24h <1% (VR 15 a 35%). Com base no que foi descrito, considere as afirmativas:

I. Não se pode avaliar o caso sem a dosagem do anticorpo contra o receptor de TSH.
II. O quadro da mulher é compatível com tireotoxicose.
III. Tireoidite subaguda e uso equivocado de hormônio tireoidiano são hipóteses diagnósticas a serem consideradas.

Está (ão) CORRETA (S):
Sobre a anamnese, assinale a alternativa INCORRETA:
A Medicina Baseada em Evidências (MBE) não é a aplicação cega de um conselho adquirido na literatura, recentemente publicada ao problema individual do paciente. Não implica em um modelo de tratamento “tamanho único”. Preferencialmente, a MBE requer a utilização de uma série de etapas para a obtenção de informações suficientemente úteis para responder uma questão formulada cuidadosamente para um paciente individual. A integração completa dos princípios da MBE também incorpora o sistema de valores do paciente, que inclui coisas como o custo envolvido, crenças morais e religiosas e autonomia dos pacientes. A saber, aplicar os princípios da MBE tipicamente envolve as seguintes etapas:

I- Formulação de uma questão clínica.
II- Reunir evidências para responder à pergunta.
III- Criar procedimentos padrões aplicáveis a qualquer tipo de paciente e em qualquer lugar.
IV- Avaliação da qualidade e validade das evidências.
V- Decidir como aplicar as evidências ao tratamento de um paciente específico.

Estão CORRETOS:
Na anamnese, a identificação é o início do relacionamento com o paciente. Adquire-se o nome, idade, sexo, etnia, estado civil, grau de escolaridade, profissão, ocupação atual, naturalidade, procedência, residência, nome da mãe, nome do cuidador, religião, etc. A identificação do paciente contribui não apenas com o cadastro desse, mas com o seu diagnóstico. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas a seguir: I. O diagnóstico do infarto é geralmente feito por um serviço de saúde de emergência, com base nos sintomas e nos resultados do eletrocardiograma – que, em muitas situações, sugere a interrupção da circulação no coração –, e de exames de sangue que medem o nível de enzimas resultantes da destruição de células cardíacas. O uso de ecocardiograma e quiropraxia também pode ser útil para solucionar casos duvidosos. Uma vez confirmada a suspeita, outros métodos de imagem costumam ser usados para investigar a extensão da lesão no miocárdio, o local da obstrução e os vasos envolvidos. II. A ascite inscreve-se entre as manifestações mais comuns de descompensação no esquistossomótico, com frequência iniciando-se após episódio de hemorragia digestiva alta. A icterícia pode ser encontrada em alguns casos. Os sintomas e sinais de encefalopatia hepática geralmente surgem após sangramentos digestivos e, quando presentes, respondem ao tratamento adequado ou evoluem para o coma hepático e a morte. Marque a alternativa CORRETA: