Filtrar


Questões por página:
Existem oportunidades variadas de incluir as famílias no projeto institucional da escola. Uma possibilidade fundamental nessa parceria, segundo o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998), é o fornecimento de informações estratégicas aos pais ou responsáveis sobre áreas que lhe dizem respeito, como as abaixo relacionadas, exceto:
Os componentes curriculares devem conversar entre si a fim de que a construção do conhecimento seja favorecida pelas conexões, interações e implicações entre os diferentes campos do saber. Para superar a fragmentação das áreas de conhecimento na escola e na vida, é importante que os educandos aprendam de forma significativa. Para isso, o professor deve utilizar práticas:
Segundo Candau (2007), o currículo é um conjunto de ideias, pois deverá incorporar discussões sobre o ensino-aprendizagem, sobre os procedimentos e as relações sociais que fazem parte do mesmo cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem, sobre as mudanças que se deseja efetuar nos alunos, sobre os valores que procuram instigar, bem como quais as identidades deve-se construir dentro da escola. Nesse sentido, o currículo é elaborado por um conjunto de esforços pedagógicos com intenções educativas. Quando se deseja um currículo escolar para o processo educativo que propicie a articulação entre as dimensões cognitiva, social e afetiva da aprendizagem, cabe aos professores na elaboração do currículo, EXCETO:
O documento Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura (BRASIL/MEC/SEB, caderno 3) afirma que há uma íntima relação entre currículo e cultura.
De acordo com essa obra, é correto afirmar que
Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação, são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(VEIGA,2002. p.7.)
Considerando o exposto, bem como a organização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola, são considerados princípios básicos da construção do currículo.
I. O currículo é um processo em construção. A análise e a compreensão do processo de produção do conhecimento escolar ampliam a compreensão sobre as questões curriculares. II. O currículo escolar, em sua organização, deve constar e ensinar cada disciplina separadamente, e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar. III. O currículo sempre visa privilegiar determinada cultura e, por isso, é necessária uma criteriosa análise e reflexão por parte dos sujeitos em interação, no caso, as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos.
Está correto o que se afirma em