Questões de Concurso
Filtrar
319 Questões de concurso encontradas
Página 41 de 64
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Filosofia
“Pois de nenhum modo submeto Deus ao fado, mas concebo que todas as coisas se seguem da natureza de Deus por uma necessidade inevitável, do mesmo modo que todos concebem que, da própria natureza de Deus, segue-se que Deus entende a si mesmo; certamente, ninguém nega que isso se segue necessariamente da natureza divina, e, todavia, ninguém concebe Deus coagido por algum fado, mas sim que ele, ainda que necessariamente, entende a si mesmo com total liberdade.”
ESPINOSA, Bento de. Correspondência entre Espinosa e Oldenburg. Belo Horizonte: Autêntica,2021, Carta LXXV.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção espinosana de Deus.
ESPINOSA, Bento de. Correspondência entre Espinosa e Oldenburg. Belo Horizonte: Autêntica,2021, Carta LXXV.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção espinosana de Deus.
Disciplina:
Filosofia
“Seguir o filão complexo da proveniência é, ao contrário, manter o que se passou na dispersão que lhe é própria: é demarcar os acidentes, os ínfimos desvios – ou, ao contrário, as inversões completas –, os erros, as falhas na apreciação, os maus cálculos que deram nascimento ao que existe e em valor para nós; é descobrir que na raiz daquilo que nós conhecemos e daquilo que somos – não existem a verdade e o ser, mas a exterioridade do acidente.”
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2015.
Sobre a concepção de História contida no método genealógico de Foucault, é correto afirmar que
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2015.
Sobre a concepção de História contida no método genealógico de Foucault, é correto afirmar que
Disciplina:
Filosofia
A Filosofia coloca desafios específicos quando se busca definir a forma de ensiná-la no Ensino Médio, quais conteúdos abordar e quais competências se espera desenvolver. Um fator a ser levado em conta, conforme preconiza o Currículo da Cidade de São Paulo, é que as disciplinas “também precisam dialogar com a realidade dos adolescentes, de forma a conectarem-se com seus interesses, necessidades e expectativas”.
Assinale a opção que descreve corretamente o modo como o ensino de Filosofia deve levar em conta o fator preconizado pelo Currículo da Cidade de São Paulo.
Assinale a opção que descreve corretamente o modo como o ensino de Filosofia deve levar em conta o fator preconizado pelo Currículo da Cidade de São Paulo.
Disciplina:
Filosofia
“De há muito, a filosofia correlacionou verdade e ser. A própria filosofia se determina como ciência da verdade. Ao mesmo tempo, porém, como ciência que considera o ente enquanto ente, ou seja, no tocante ao seu ser.”
Adaptado de HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Editora Vozes,2005.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção heideggeriana de verdade.
Adaptado de HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Editora Vozes,2005.
Assinale a opção que identifica corretamente a concepção heideggeriana de verdade.
Disciplina:
Filosofia
“O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico.”
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática,2010.
Com base na obra citada, assinale a opção que caracteriza corretamente o pensamento mítico e o conceitual, respectivamente.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática,2010.
Com base na obra citada, assinale a opção que caracteriza corretamente o pensamento mítico e o conceitual, respectivamente.