Filtrar


Questões por página:

Em uma perspectiva epistemológica de educação, as pesquisas e debates acerca das políticas curriculares, seus pressupostos e desdobramentos teórico-práticos têm ampliado os movimentos de reflexões, em torno de uma conceptualização do currículo escolar. O que induz, compreensões de como a escola conceitua e a transforma em ações na perspectiva de um novo currículo que desconstrua as estruturas de dominação.


TEIXEIRA, C.R. Currículoescolar:umcasode dominaçãoereproduçãosocial?Umbreveesboço. Dialogia, São Paulo, v.4, p.115-125,2005.


Considerando as concepções e dimensões do currículo escolar, avalie as afirmações a seguir.


I. Como percepção intencional de que o currículo é um artefato social e cultural implica vê-lo como resultado de um processo social construído no bojo dos conflitos e lutas entre diferentes tradições e concepções sociais, e não apenas como transmissão de conhecimentos, valores e habilidades em torno dos quais haja um acordo geral.


II. Numa perspectiva democrática, as reflexões sobre o currículo devem incorporar elementos sociais, políticos, econômicos e culturais, que colaborarão para as atividades escolares e melhor compreensão das questões postas pela realidade dos sujeitos inseridos no e pelo processo educativo.


III. No centro das questões curriculares, configurar o currículo na perspectiva de desconstrução das estruturas de dominação implica pautar as discussões sobre as áreas de abrangência de um currículo, considerando-o, além de uma questão de conhecimento, uma questão de construção de identidades.


É CORRETO o que se afirma em:

O currículo se apresenta como algo dinâmico e processual, elaborado a partir das relações constituídas entre todos os sujeitos que fazem parte do contexto escolar. É um fazer/aprender coletivo a partir de toda a rede social. O currículo é configurado, então, numa constante tensão entre o concebido e o vivido, entre o prescrito e o real, demonstrando que não há um currículo genuinamente prescrito, sem interferências do vivido e vice-versa. Nessa perspectiva, algumas pontuações se apresentam no contexto do trabalho pedagógico, demonstrando que o currículo:
As relações entre educação e sociedade não estão reduzidas à reprodução e impactam na formação dos sujeitos. No que tange à relação entre educação e sociedade, assinale a alternativa correta.
A interdisciplinaridade surge como uma proposta didático-pedagógica imprescindível para solucionar um impasse histórico do modelo hegemônico de ensino.

Assinale a opção que apresenta esse impasse.
Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.

O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.