Questões de Concurso
Filtrar
164 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 33
Questões por página:
Conforme Sacristán e Pérez Gómes (2000, p.27), podemos compreender o currículo como "processo que envolve uma multiplicidade de relações, abertas ou tácitas, em diversos âmbitos, que vão da prescrição à ação, das decisões administrativas às práticas pedagógicas, na escola como instituição e nas unidades escolares especificamente. Para compreendê-lo e, principalmente, para elaborá-lo e implementá-lo de modo a transformar o ensino, é preciso refletir sobre grandes questões".
As teorias sobre currículo podem ser organizadas em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
Leia as afirmações a seguir sobre currículo:
AFIRMAÇÃO 1
Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e diversidade humana, elaborando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença, trazendo à tona a necessidade de formação humana integral em que seja possível o desenvolvimento da capacidade de olhar através do lugar social do outro, da capacidade de compreender e respeitar às diferenças étnicas, culturais, sexuais, etc.
AFIRMAÇÃO 2
Percebem o currículo como centrado em questões técnicas e baseado em uma perspectiva fabril, de monitoramento e controle dos envolvidos no processo educacional, bem como numa lógica reprodutivista.
A correta inter-relação entre as afirmações apresentadas e as teorias sobre currículo é expressa na afirmativa:
No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a (BNCC,2017):
(__)Esse conceito origina-se da Arquitetura e consiste em desenhar ambientes que possibilitem o acesso de todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas.
(__)O DUA visa diferenciar e proporcionar alternativas de ensino e aprendizagem nas práticas curriculares, em um contexto de acessibilidade ampliado, visando maximizar a equidade escolar e minimizar as desigualdades dos diferentes percursos de escolarização.
(__)O DUA não se inspira em conhecimentos da Neurociência.
(__)O DUA orienta para a remoção das barreiras que possam impedir o processo de aprendizagem, propondo práticas pedagógicas que: a) estimulem o interesse dos estudantes, motivando-os através de variedades de recursos e estratégias (envolvimento); b) flexibilizem a forma como a informação ou conteúdo é apresentado (representação) e a maneira como o estudante demonstra o que aprendeu (ação, expressão).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.A avaliação tem a função de classificar e selecionar os estudantes de acordo com seu desempenho.
II.Os instrumentos de avaliação devem responder aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos objetos de conhecimento avaliados.
III.A avaliação do processo educativo orienta o planejamento do ensino, focando no progresso contínuo do aluno.
É correto o que se afiram em: