Filtrar


Questões por página:
Conforme o documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)”, sobre o fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na Educação Básica, enfatiza que: trata-se de reconhecer, valorizar e consolidar a história, a cultura e a identidade dos negros e indígenas na Educação Básica municipal.
É imperativa a construção de ações e atitudes que respeitem as diferenças, sem deixar de combater as desigualdades raciais que atingem, notadamente, os negros e indígenas. Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) materialização de práticas de educação das relações étnico-raciais limitam a construção de projetos esporádicos e circunstanciais;
( ) formação continuada dos profissionais da educação, e que se tenha como base não apenas o reconhecimento das diferenças, mas que estas sejam colocadas em relação entre os sujeitos;
( ) mudanças de comportamento ao comprometer-se com o rompimento de relações de dominação, de discriminação e de preconceito racial que colocam as pessoas negras e indígenas numa condição de subalternidade;
( ) promoção da igualdade racial enseja, concomitante, a consciência da alteridade que constitui os diferentes sujeitos no contexto educativo, uma intervenção pedagógica distinta que contribua para a construção de identidades positivadas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta
De acordo com o documento Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a escola desempenha um papel significativo no processo de formação e exercício da cidadania, possibilitando uma série de direitos às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Considerando a afirmativa e na medida em que se democratiza o conhecimento e a gestão educacional na direção do acolhimento e da ressignificação de tratamento de segmentos historicamente excluídos e discriminados, qual é a função da escola?
De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), é necessário que um currículo vá além da perspectiva dos Componentes Curriculares, vivenciando a transversalidade do conhecimento, seja no ambiente escolar ou fora dele, mas sempre tendo presente que a especificidade do papel que cabe à escola na sociedade não pode ser assumida por outra instituição.
Assim, o currículo deve ser estabelecido de forma a permitir que aos/às estudantes:

Definições e teorizações acerca do currículo escolar apontadas pela literatura têm evidenciado concepções variáveis e diferenciações no tocante ao seu significado e funções. O que vem provocando múltiplas pesquisas quanto as questões epistemológicas para melhor compreensão sobre o processo de elaboração e operacionalização do currículo na escola e sua intrínseca relação com o compromisso social, político, econômico e cultural.


LEÃO, Débora Ortiz de . Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas.1 ed. -Santa Maria, RS: Ed. UFSM,2023. (adaptado).


Considerando as concepções sobre currículo à luz dos pressupostos das teorias pós-crítica, avalie as afirmações a seguir.


I. O currículo escolar precisa ser compreendido não somente como texto, discurso e documento de identidade, mas como prática significativa, criação e emancipação dos sentidos.

II. O currículo em sua forma mais idealizada deverá ser constituído de apenas disciplinas e matérias teóricas no processo de aprendizagem escolar.

III. Na perspectiva de superação como prescrição formal e tradicionalmente compreendido, o currículo deve pressupor a vivência cotidiana da escola e toda a dinâmica das relações instituídas.

IV. Toda concepção de currículo escolar decorre das produções humanas advindas de determinados pressupostos teóricos que incluem compromissos sociais e políticos, demarcados pelos contextos históricos.

V. O Currículo é um conjunto de conhecimentos em constante construção e reconstrução, portanto não é estável e inalterável.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Em uma perspectiva epistemológica de educação, as pesquisas e debates acerca das políticas curriculares, seus pressupostos e desdobramentos teórico-práticos têm ampliado os movimentos de reflexões, em torno de uma conceptualização do currículo escolar. O que induz, compreensões de como a escola conceitua e a transforma em ações na perspectiva de um novo currículo que desconstrua as estruturas de dominação.


TEIXEIRA, C.R.Currículoescolar:umcasodedominaçãoereproduçãosocial?Umbreveesboço. Dialogia, São Paulo, v.4, p.115-125,2005.


Considerando as concepções e dimensões do currículo escolar, avalie as afirmações a seguir.


I. Como percepção intencional de que o currículo é um artefato social e cultural implica vê-lo como resultado de um processo social construído no bojo dos conflitos e lutas entre diferentes tradições e concepções sociais, e não apenas como transmissão de conhecimentos, valores e habilidades em torno dos quais haja um acordo geral.


II. Numa perspectiva democrática, as reflexões sobre o currículo devem incorporar elementos sociais, políticos, econômicos e culturais, que colaborarão para as atividades escolares e melhor compreensão das questões postas pela realidade dos sujeitos inseridos no e pelo processo educativo.


III. No centro das questões curriculares, configurar o currículo na perspectiva de desconstrução das estruturas de dominação implica pautar as discussões sobre as áreas de abrangência de um currículo, considerando-o, além de uma questão de conhecimento, uma questão de construção de identidades.


É CORRETO o que se afirma em: