Filtrar


Questões por página:

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) delineia o currículo com o(s) seguinte(s) entendimento(s):


I.Situa o currículo como atemporal.

II.Compreende o currículo como processo.

III.Delineia o currículo com a concepção de currículo prescrito.


É correto o que se afirma em:

Ao que compete às Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC (2015), analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Na organização de novos tempos e experiências educativas, os grupos geracionais têm um espaço de aprendizados assegurado, por isso a hierarquização entre as gerações é necessária. Entende-se que todo ser humano no interior de um dado grupo geracional tem competências à aprendizagem.

(__)Um trabalho pedagógico que toma a problematização como ponto de partida enriquece as experiências e permite aos estudantes atribuírem sentido aos conhecimentos e produtos culturais. Nesse sentido, os núcleos de ação pedagógica devem ser contemplados de modo fragmentado para, no fim, permitir uma abordagem global dos seus processos de aprendizagem.

(__)A instituição-comunidade tem se revelado central, dado o papel das instituições educacionais na organização social contemporânea. Esse elemento relacional pode consolidar a proposta de educação omnilateral. Nesse sentido, tal pressuposto amplia a ideia de prática pedagógica, além de reforçar o educar e o cuidar como indissociáveis.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Conforme Sacristán e Pérez Gómes (2000, p.27), podemos compreender o currículo como "processo que envolve uma multiplicidade de relações, abertas ou tácitas, em diversos âmbitos, que vão da prescrição à ação, das decisões administrativas às práticas pedagógicas, na escola como instituição e nas unidades escolares especificamente. Para compreendê-lo e, principalmente, para elaborá-lo e implementá-lo de modo a transformar o ensino, é preciso refletir sobre grandes questões".


As teorias sobre currículo podem ser organizadas em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.


Leia as afirmações a seguir sobre currículo:


AFIRMAÇÃO 1

Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e diversidade humana, elaborando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença, trazendo à tona a necessidade de formação humana integral em que seja possível o desenvolvimento da capacidade de olhar através do lugar social do outro, da capacidade de compreender e respeitar às diferenças étnicas, culturais, sexuais, etc.

AFIRMAÇÃO 2

Percebem o currículo como centrado em questões técnicas e baseado em uma perspectiva fabril, de monitoramento e controle dos envolvidos no processo educacional, bem como numa lógica reprodutivista.


A correta inter-relação entre as afirmações apresentadas e as teorias sobre currículo é expressa na afirmativa:

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a (BNCC,2017):

O currículo e a didática são elementos interdependentes que se influenciam mutuamente na construção do processo educativo. Ao longo da história, diferentes teorias e tendências pedagógicas têm moldado a concepção de currículo e as práticas didáticas. Qual das alternativas a seguir apresenta uma tendência contemporânea na área de currículo e sua principal característica?