Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os efeitos das políticas curriculares, no contexto da prática, são condicionados por questões institucionais e disciplinares que, por sua vez, têm diferentes histórias, concepções pedagógicas e formas de organização, expressas em diferentes publicações.

II. Na organização e na gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem uma atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

III. As políticas curriculares não se resumem apenas a propostas e práticas enquanto documentos escritos, mas incluem os processos de planejamento, vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades no corpo social da educação.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os métodos de ensino são fundados na relação entre os objetivos e os conteúdos e se constituem enquanto sequência de operações, com vistas a um determinado resultado.
II. O método de ensino expressa uma visão global da relação do processo educativo com a sociedade, atendendo aos seus desígnios sociais e pedagógicos, assim como as expectativas de formação dos estudantes perante as exigências e desafios que a realidade social levanta.
III. O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos estudantes. O direcionamento a esse processo está associado com o planejamento realizado pelo discente no desenvolvimento das aulas por ele ministradas e envolvendo a definição dos objetivos, a seleção dos conteúdos e os métodos do ensino.

Marque a alternativa CORRETA:
Ao processo de organização curricular que privilegia a incorporação de outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social e possibilita ao aluno ampliar os horizontes do conhecimento e a aquisição de uma visão crítica que lhe extrapola a aptidão específica de seu campo de atuação profissional e propicia a diversidade de experiências aos alunos, denomina-se
As afirmativas a seguir apresentam exemplos do conceito de Currículo Oculto, à exceção de uma. Assinale-a.
A pedagogia Montessoriana objetiva ajudar no desenvolvimento normal do indivíduo e não à transmissão de conhecimento e, para alcançar tal intento Maria Montessori advoga a adaptação do ambiente às necessidades e à personalidade dos alunos. O currículo adotado pela Escola Montessoriana é: