Questões de Concurso
Filtrar
161 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 33
Questões por página:
Questões por página:
Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.
O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.88, adaptado, p.67.
O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
Concurso:
Prefeitura de Caieiras - SP
Disciplina:
Pedagogia
Em relação às adaptações curriculares de grande porte, conforme o Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo:
I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)
É falso o que se afirma em:
I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)
É falso o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
A transversalidade e a interdisciplinaridade são abordagens pedagógicas que buscam superar a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Ao se pensar na implementação dessas abordagens no currículo da Educação Básica, é fundamental considerar que:
Concurso:
Prefeitura de Sertânia - PE
Disciplina:
Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir: I. O currículo escolar deve contemplar os valores que orientam a prática pedagógica sem, no entanto, considerar as necessidades dos estudantes. II. A análise das novas práticas escolares é uma atitude desfavorável à construção do currículo escolar. Marque a alternativa CORRETA
Julgue o item que se segue.
A implementação eficaz de currículos escolares requer uma abordagem flexível e adaptativa que leve em consideração as diversas necessidades, experiências e contextos dos alunos, reconhecendo que não existe uma abordagem única que sirva para todos os contextos educacionais.