Filtrar


Questões por página:
Para registrar os interesses e as experiências das crianças na educação infantil, é preciso escutá-las. Essa escuta se faz por meio de observações e registros do que a criança faz, de seus desenhos, de suas produções e de suas falas. Ao conjunto de registros selecionados e organizados para indicar o processo de aprendizagem de cada criança dá-se o nome de:
Considerando a criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos, o profissional que atua na educação infantil precisa imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil, tanto na creche quanto na pré-escola. Essa intencionalidade consiste em:
A passagem da educação infantil para o ensino fundamental representa um marco significativo para a criança, podendo criar ansiedades e inseguranças. Desse modo, os profissionais que atuam na educação infantil devem considerar esse fato desde o início do ano, estando disponíveis e atentos para as questões e atitudes que as crianças possam manifestar. Tais preocupações podem ser aproveitadas para a realização de:
Para o desenvolvimento infantil, a saúde, a nutrição e o bem-estar são condições indispensáveis, que exigem relação de cooperação e corresponsabilidade da gestão e dos profissionais com as famílias e outros setores da sociedade. Sendo assim, o Gestor da Secretaria Municipal de Educação deve:
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, atendendo ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de: