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Em uma instituição de Educação Infantil, ao prestar os primeiros socorros a uma criança que sofreu um acidente ou uma intercorrência clínica, devem-se observar os seguintes princípios básicos:
Wallon destaca que não podemos tratar a criança de forma fragmentada. Em cada idade, ela constituirá um conjunto indissociável e original. No período inicial da vida, os três campos funcionais - afetividade, motricidade e inteligência - estão indissociavelmente integrados, formando um quarto campo funcional, a formação da pessoa, muito embora ainda imaturos (DANTAS,1990). A despeito da imaturidade dessa “tétrade”, a evolução desses campos está vinculada a dois fatores: às relações sociais e à maturação orgânica neurológica.
Assinale a opção que apresenta dimensões presentes na síntese dos conjuntos funcionais, segundo Wallon.
O gráfico a seguir apresenta a evolução do número de matrículas na Educação Infantil (Ensino Regular), no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012. Percebe?se que a creche continua com forte expansão no número de matrículas, registrando aumento da ordem de 10,5% entre 2011 e 2012, o que corresponde a 242 mil novas matrículas.



Nota: Não inclui matrículas em turmas de atendimento complementar e atendimento educacional especializado (AEE).

No que se refere à pré?escola, tem?se que o número de matrículas aumentou de 4.681.345 para 4.754.721 (1,6%), o que representa mais de 80% da coorte de 4 e 5 anos de idade.

Sobre esta etapa de ensino, assinale a afirmativa correta.
Durante o crescimento da criança vários desenvolvimentos acontecem. Um deles representa la evolução da criança no processamento das informações no cérebro, À medida que cresce, ela vai se tornando mais capaz de adquirir, fixar e utilizar conhecimentos nas situações do seu dia a dia O desenvolvimento descrito é o:
Professores e funcionários de escolas públicas e privadas, da educação básica, terão que aprender noções básicas de primeiros socorros. É o que determina a Lei nº 13.722, denominada “Lei Lucas”, sancionada em outubro de 2018. Com prazo de 180 dias para começar a vigorar, a Lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.
(Disponível em http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/215- 568057805/74791-professores-aprenderao-nocoes-basicas-deprimeiros-socorrocom. Adaptado.)
Os engasgos são problemas comuns nas mais diversas fases da vida; no entanto, na infância, podem ser mais frequentes e perigosos, levando a óbito. Em caso de engasgo em bebê, quando ainda estiver em estado consciente, ao socorrer, deve-se:
I. Posicionar o bebê de barriga para baixo no seu braço, com a cabeça mais baixa que o corpo. II. Efetuar cinco tapotagens nas costas, entre as escápulas. III. Verificar se na garganta há algum objeto estranho e fazer a retirada com os dedos. IV. Dar água para o bebê, pois facilita a desobstrução da garganta. V. Continuar os procedimentos, caso a criança não retorne à respiração regular, até a chegada do bombeiro.
Estão corretos apenas os procedimentos