Filtrar


Questões por página:
Henri Wallon, reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa sobre Psicologia do Desenvolvimento, por meio de sua postura bem interativa, focou ainda mais os seus projetos na infância do ser humano. A sua vida acadêmica sempre o manteve próximo da educação, mesmo quando ainda era um jovem estudante. Foi graças à sua formação em medicina que Wallon pôde trabalhar com crianças portadoras de necessidades mentais. Como professor ensinou a respeito da psicologia infantil e focou na produção literária sobre esse campo desde o seu doutorado. À medida em que se firmava na psicologia infantil, exercia seu trabalho em entidades psiquiátricas. Para o autor, a emoção:

A Lei nº 12.796/2013 alterou a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trazendo mudanças significativas em relação à educação infantil. Sobre as disposições atuais da LDB referentes à educação infantil, analise as afirmações abaixo:


I. A educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade, garantindo-se a matrícula gratuita na escola pública próxima à residência da criança.


II. A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.


III. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.


Quais afirmações estão corretas de acordo com a LDB e suas alterações?

Ao pensar na organização do tempo nas instituições de educação infantil, pode-se optar por algumas possibilidades, como, por exemplo, as atividades permanentes, as sequências de atividades e os projetos. As atividades permanentes se caracterizam como:
Visualizar Questão Comentada
O processo de construção da autonomia é complexo. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como:
Considerando o que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL,2017), o trabalho do professor de educação infantil envolve “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.” Além disso, cabe ainda ao educador acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, por meio de: