Filtrar


Questões por página:
Ao versar a respeito das narrativas do cotidiano, os autores Rodrigo Saballa de Carvalho e Paulo Sergio Fochi (2017) sinalizam que:

“Temos apostado na perspectiva de defender uma pedagogia do cotidiano, pois a entendemos “como uma unidade de inteireza da vida constituída por diversos fios – temporalidades, espacialidades, relações, linguagens – que se estabelecem na escola”.
Carvalho; Fochi,2016, p.166.

Em tal perspectiva, convém esclarecer que a pedagogia do cotidiano se sustenta nas contribuições teóricas do campo:

A Base Curricular de Palhoça afirma que é fundamental orientar, acompanhar e avaliar de maneira adequada os estudantes atendidos pela Educação Especial, disponibilizando os recursos de acessibilidade para que eles tenham acesso ao conhecimento formal.


Para tanto, orienta-se:


1. flexibilizar a avaliação quando necessário.


2. adaptar e adequar o currículo de acordo com o planejamento pedagógico.


3. disponibilizar material pedagógico acessível, ou seja, mais simplificado para os estudantes com deficiência.


4. utilizar materiais concretos e com recursos visuais durante a aplicação dos conteúdos curriculares.


5. planejar de maneira que o estudante seja considerado por suas potencialidades e particularidades.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Visualizar Questão Comentada
O desenvolvimento cognitivo da criança está diretamente ligado ao seu desenvolvimento psicomotor. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.
Ao escrever, a criança estabelece novas relações com o meio, internaliza conceitos, expõe suas ideias, ressignifica seus conhecimentos a respeito da língua, registra-os e comunica-os.
Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/4477/fasciculo_6_15841022072542_4477.pdf.)

Sobre as alternativas de tecnologia assistiva apresentadas, é conhecimento pertinente que:
Visualizar Questão Comentada
Henri Wallon, reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa sobre Psicologia do Desenvolvimento, por meio de sua postura bem interativa, focou ainda mais os seus projetos na infância do ser humano. A sua vida acadêmica sempre o manteve próximo da educação, mesmo quando ainda era um jovem estudante. Foi graças à sua formação em medicina que Wallon pôde trabalhar com crianças portadoras de necessidades mentais. Como professor ensinou a respeito da psicologia infantil e focou na produção literária sobre esse campo desde o seu doutorado. À medida em que se firmava na psicologia infantil, exercia seu trabalho em entidades psiquiátricas. Para o autor, a emoção: