Filtrar


Questões por página:
Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir:
Há muitas concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil, desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para as pré-escolas conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontra-se a concepção que percebe a Pré-Escola como um momento privilegiado para estimular o desenvolvimento integral da criança, o que leva a um conjunto de práticas que:

No livro Aprender e ensinar na educação infantil, Bassedas (1999), são elaboradas etapas organizadas para direcionar o trabalho na educação infantil, de acordo com a idade das crianças.

Ao reunir capacidades motoras, cognitivas e afetivas e ainda discutir as condições sociais, as autoras conferem um título que esclarece o que foi nomeado de

Visualizar Questão Comentada
Leia o fragmento de texto abaixo.
De zero a seis anos, ocorre um processo de complexidade do ser humano que não se repetirá durante seu desenvolvimento. As crianças, quando nascem, necessitam de cuidados mínimos e de atenção não muito complexa (comer e dormir certas horas e receber atenção às demandas a que o recém-nascido começa a fazer). Nesse contexto, do desenvolvimento infantil, uma criança de 02 anos é capaz de:
I. Brincar ao lado de outra criança mostrando mais independência. II. Formar frases, repete palavras e aponta imagens de um livro. III. Distinguir a realidade do faz de conta. IV. Falar com clareza grandes sentenças.
Está correto o que se afirma na alternativa:
A rotina é utilizada nas instituições educativas para auxiliar o trabalho do educador, sobretudo, para garantir um atendimento de qualidade para as crianças. Nesse contexto, para a organização das atividades diárias da Educação Infantil, nas creches e pré-escolas a rotina é fundamental porque promove:
I. A dependência da criança em relação ao educador. II. O desenvolvimento da linguagem e da motricidade. III. A capacidade de interação com os colegas. IV. A construção do conceito de tempo. V. A fixação de atos exclusivamente mecânicos.
Está correto o que se afirma na alternativa: