Filtrar


Questões por página:
Em uma escola de educação infantil, uma professora faz o seguinte relato: “Em minhas aulas, com crianças de quatro anos, não priorizo brincadeiras de cunho simbólico, uma vez que este processo acontece no estágio das operações concretas, portanto, seria totalmente inviável possibilitar este tipo de atividade nessa faixa etária”. À luz deste comentário, avalie o relato da professora baseando-senos estágios do desenvolvimento infantil:

I. A professora está correta na sua argumentação, pois o simbólico é importante no desenvolvimento da criança quando em situações formais de aprendizagem que acontecem apenas no Ensino Fundamental.
II. A brincadeira simbólica possibilita a criança reviver situações que lhe foram significativas e assim, ela aprende a diferenciar o eu e o outro, a fantasia e realidade, ressignificando-a.
III. Ao fazer de conta que uma vassoura é um avião a criança aprende que o avião está incutidona vassoura e que a partir desta assimilação, será a sua realidade a partir de então.
IV. A criança quando brinca de carrinho com uma caixa, está negando que a caixa é uma caixa e a usa como carrinho, acreditando que é um carrinho.

Assinale a alterantiva correta:
O olhar relevante para a Educação Infantil nos dias atuais é considerado um avanço para a educação que é possível ver de forma significativa a evolução da visão sobre a criança, assim como leis que amparam e dão direitos a elas. Assim sendo, há um estímulo para cada fase na aprendizagem, visando o futuro e o desenvolvimento das capacidades motoras, psicológicas, afetivas e, principalmente, o relacionamento social, considerando a educação nas Instituições infantis como ponte para a formação crítica e autônoma da criança. E quando ampliamos as habilidades e potencialidades com conscientização, preservação, o aprendizado fica mais completo, como brincar com brinquedos reciclados, uma forma divertida de mediar. Os brinquedos confeccionados a partir da sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta na criança a consciência:

Assinale a alternativa correta.
As mais novas abordagens do fazer pedagógico na Educação Infantil tem trazido sugestões e desafios importantes para a construção de novos conhecimentos, valorização do protagonismo da criança, apostando em um novo currículo que, consequentemente, nos faz pensar em um processo de aprendizagem na importância do ambiente como espaço de relações, em investimentos na memória/conhecimento com registros e na documentação para tornar visível o espaço físico e a aprendizagem significativa das crianças.
Este novo paradigma pedagógico requer uma grande transformação na atuação do professor, no sentido de obtermos conhecimentos e capacitações importantes para que as crianças possam ser mediadas a construírem novos conhecimentos.

Assinale a alternativa correta em que o fazer pedagógico apresenta novas abordagens:

Sobre as especificidades dos dois ciclos da Educação Infantil, analise os dois quadros a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão


Proposições Curriculares para a Educação Infantil: Fundamentos / Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo (org.) - Belo Horizonte: SMED,2014.



Assinale a opção que apresenta o significado das setas de fora para dentro e das setas de mão dupla.

Leia o fragmento a seguir.


Apesar dos inúmeros espaços de formação e avanços na legislação que garantem os direitos das crianças desta faixa etária, ainda é complexa a concretização no cotidiano dos centros de educação infantil, de tempos e espaços que garantam o brincar, a autonomia, o respeito e os interesses individuais: muitas crianças ainda continuam carecendo destas oportunidades.


FRIEDMANN, Adriana. O que é a Infância? Porto Alegre: Artmed.

Revista Pátio na Educação Infantil. Ano II, nº 6.2005.



Assinale a opção que indica o principal caminho para que as escolas de Educação Infantil possam garantir que os direitos das crianças sejam de fato assegurados.