Filtrar


Questões por página:

Relacione os aspectos que caracterizam e valorizam a identidade do sujeito da infância às suas respectivas definições.


I. Microaspectos


II. Macroaspectos


III. Dimensão Individual e Dimensão Social



( ) Caracterizam os aspectos que desenham intimidades das diversas instituições e de suas comunidades: as estruturas familiares, a cultura e os valores definidos na família, os modos de organização local, as atividades econômicas, as visões de mundo e tantos outros.


( ) Caracteriza os aspectos que se relacionam e se interpenetram num processo constante de construção de cada sujeito . Essa construção se dá na relação da criança com os adultos, com outras crianças e com o mundo.


( ) Leva em consideração os sujeitos biológicos que vivenciam processos de desenvolvimento específicos da espécie humana, em idade cronológica entre zero e cinco anos, urbanas, nascidas no século XXI, contemporâneas dos conflitos e benefícios da chamada sociedade da informação.



Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Visualizar Questão Comentada

Os saberes e os fazeres cotidianos, que são vistos nas práticas pedagógicas, envolvem diversos elementos que se interligam e interdependem. Muitos desses elementos não são claramente percebidos pelos sujeitos do cotidiano educativo: crianças, famílias, funcionários, professores e educadores, gestores, setores sociais. Entretanto, eles são fatores que interferem e até mesmo definem as diretrizes e a infraestrutura do trabalho.


SILVA MELO, Ana Cláudia F. (org.). Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Fundamentos. Belo Horizonte: SMED,2014.


Analise as práticas da Educação Infantil que atendem às necessidades formativas das crianças na sociedade contemporânea, apresentadas a seguir.

I. O brincar como forma de apropriação, de criação e recriação das culturas.

II. A dissociação entre o cuidar e o educar no desenvolvimento de vivências cotidianas.

III. O incentivo à solidariedade, à cooperação e à vivência de valores humanos como a justiça, equidade e outros.


Está correto o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada

Leia o fragmento a seguir.


A concepção de infância no Ocidente é um conjunto de sentidos de caráter normativo que, de maneira geral, prescreve seu brincar, sua sociabilidade, sua estética, sua higiene, seus hábitos etc., e enfatiza o caráter normalizador e disciplinar. Essa visão revela uma concepção de criança que deve ter determinada infância para desabrochar no adulto. O foco é o adulto.


ABRAMOWICZ, A.; LEVCOVITZ, D. Tal infância. Qual criança? In: Afirmando diferenças: Montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas, SP: Papirus,2005. (Adaptado)


Considerando o que as autoras defendem no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

De acordo com a resolução CME/BH nº 001/15 que fixa as normas para o funcionamento de instituições de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte, assinale a afirmativa correta.
Se as pedagogias ativas, centradas na criança, estabeleciam a crítica à pedagogia tradicional a partir dos conhecimentos sobre a criança produzidos pelas investigações do campo da biologia e da psicologia evolutiva, uma Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância. A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um sujeito de direitos, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).

Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/

Para a Pedagogia da Infância,