Filtrar
63 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 13
Questões por página:
Ariés apresenta duas teses centrais que se tornaram referências em relação à infância, que geraram, até mesmo, algumas polêmicas, mas que não podem ser ignoradas devido a sua importância. Nesse sentido, conforme Ariés:
I. Entre o século XVII e XVIII, aqueles que hoje chamamos de crianças eram adultos menores ou em menor escala de tamanho e isso é constatado por meio das obras de arte que retratam a criança como adultos em miniatura.
II. A criança passa a ser o centro das atenções da família a partir do século XVII, que passa a lhe dar uma importância, até então, desconhecida.
III. A criança se torna uma fonte de distração e relaxamento para o adulto, a partir do século XVII, e este consegue demonstrar cada vez com mais intensidade esses sentimentos.
Quais estão corretas?
De acordo com Gadotti, a educação __________________ pretende reforçar a relação entre educação e vida, entre os objetivos e a finalidade de educação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
A escola, em qualquer sociedade, tende a renovar-se e ampliar seu âmbito de ação, reproduzir as condições de existência social formando pessoas aptas a ocupar os lugares que a estrutura social oferece. Com a religião e o esporte, a educação pode se constituir num instrumento do poder e, nessa medida, o professor é o instrumento da reprodução das desigualdades sociais em nível escolar. Acerca das relações de poder na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A escola se constitui num centro de discriminação, reforçando tendências que existem no “mundo de fora”. O modelo pedagógico instituído permite efetuar vigilância constante. As punições escolares não objetivam acabar ou ‘recuperar’ os infratores. Mas, ‘marcá-los’ com um estigma, diferenciando-os dos ‘normais’, confiando-os a grupos restritos que personificam a desordem, a loucura ou o crime.
II. As áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas na vigilância. Isso significa manter o aluno sob um olhar permanente, registrar, contabilizar todas as observações e anotações sobre os alunos, através de boletins individuais de avaliação.
III. A prática de ensino em sua essência reduz-se à vigilância. Não é mais necessário o recurso à força para obrigar o aluno a ser aplicado, é essencial que o aluno, como o detento, saiba que é vigiado. Porém há um acréscimo: o aluno nunca deve saber que está sendo observado, mas deve ter a certeza de que poderá sê-lo sempre.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)