Filtrar


Questões por página:

No Brasil, sob influência do Movimento Escolanovista na Educação nas primeiras décadas do século XX, a legislação educacional e os cursos de formação docente absorvem os ideários do movimento, pondo em pauta os modelos sociais tradicionais, reafirmando novos valores, como os direitos do ser humano, a dignidade, a justiça e a liberdade de pensamento. A didática, nessa conjuntura, tem seus fundamentos reconfigurados, passando a centrar-se:

Visualizar Questão Comentada

As teorias pedagógicas cujos pressupostos epistemológicos opõem-se às tendências aprioristas e empiristas são denominadas interacionistas e construtivistas. Estas duas últimas fundamentam-se na perspectiva de que:

Os fundamentos filosóficos da educação escolar brasileira contemporânea são atravessados por concepções que articulam a formação humana ao compromisso ético, político e social da escola pública. Tais princípios demandam a superação de práticas educativas pautadas pela reprodução de desigualdades e pelo tecnicismo instrucional. Em consonância com os marcos legais constitucionais e infraconstitucionais, destaca-se o papel da educação na promoção da cidadania ativa, da autonomia crítica e da construção de uma ordem democrática plural. Tendo por base o exposto, marque o item que informa, corretamente, uma decorrência filosófica coerente com os fundamentos da educação escolar brasileira.

Ariés apresenta duas teses centrais que se tornaram referências em relação à infância, que geraram, até mesmo, algumas polêmicas, mas que não podem ser ignoradas devido a sua importância. Nesse sentido, conforme Ariés:

I. Entre o século XVII e XVIII, aqueles que hoje chamamos de crianças eram adultos menores ou em menor escala de tamanho e isso é constatado por meio das obras de arte que retratam a criança como adultos em miniatura.

II. A criança passa a ser o centro das atenções da família a partir do século XVII, que passa a lhe dar uma importância, até então, desconhecida.

III. A criança se torna uma fonte de distração e relaxamento para o adulto, a partir do século XVII, e este consegue demonstrar cada vez com mais intensidade esses sentimentos.

Quais estão corretas?

De acordo com Gadotti, a educação __________________ pretende reforçar a relação entre educação e vida, entre os objetivos e a finalidade de educação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.