Filtrar


Questões por página:
Ao educador que atua com crianças é imprescindível apreender o significado da infância, o que exige a investigação das diferentes conceituações a ela atribuída em distintos movimentos e lugares da história humana.” Nesse contexto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na cultura grega, as crianças vivem sua primeira infância em família e são submetidas à autoridade do pai, seu tutor legal, que pode reconhecê-las ou abandoná-las. ( ) A alteração nos sentimentos e nas relações frente à infância, entre os séculos XVI e XVII, retirou a criança do anonimato e iniciou um período de conquista para a infância. ( ) A concepção de Infância, em Rousseau, tem como nuclear a família como base sob a qual a criança deve ser educada. ( ) A modernidade pôs em relevo o papel social da educação: a infância passa a ser interpretada a partir de um discurso religioso.
A sequência está correta em
mostrar texto associado
Ainda que existam concepções opostas, tanto o pensamento sofista quanto o socrático contribuíram para a educação contemporânea por meio da (s)/do(s)
A ação pedagógica é voltada para a educação do homem integral, em todas as suas dimensões e assume ora caráter normativo, ora compreensivo, apropriando-se de diferentes correntes filosóficas, como o pós-estruturalismo, o estruturalismo, o existencialismo, o idealismo, o positivismo e o materialismo, entre outras. O existencialismo

Observe a charge “Justiça Injusta”.


Imagem associada para resolução da questão


É correto afirmar que a situação ironizada na charge pode ser corrigida com base no princípio de

Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.

Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.