Filtrar


Questões por página:
Exemplos da divisão classificatória descrita por Foucault perpetuam ao longo dos tempos nas instituições educacionais, assim como na sociedade contemporânea. Talvez de uma forma mais velada, mais sutil que na modernidade. A escola organizou-se inicialmente com a avaliação priorizando, EXCETO.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Acredita que o conhecimento começa com a experiência sensível.
II. Destaca o papel do objeto e não do sujeito.
III. Defendia o conhecimento científico como superior às outras formas de conhecimento.
IV.Utiliza os métodos das ciências naturais como forma de explicar os fenômenos das ciências humanas.
As afirmativas analisadas caracterizam qual aspecto filosófico da educação? Marque a opção CORRETA.
Segundo Foucault e Luckesi, desde o início da escola propriamente dita a prática de provas/exames escolares que conhecemos hoje tem sua origem na escola moderna, que se sistematizou a partir dos séculos XVI e XVII, com a cristalização da sociedade burguesa. As pedagogias jesuíticas (séc. XVI), comeniana (séc. XVII), lassalista (fins do século XVII e inícios do XVIII) são expressões das experiências pedagógicas desse período e sistematizadoras do modo de agir com provas/exames. (Foucault,2009 e Luckesi,2005, p.169)
Sobre o desenvolvimento da avaliação da aprendizagem, marque a opção INCORRETA.

No Brasil, sob influência do Movimento Escolanovista na Educação nas primeiras décadas do século XX, a legislação educacional e os cursos de formação docente absorvem os ideários do movimento, pondo em pauta os modelos sociais tradicionais, reafirmando novos valores, como os direitos do ser humano, a dignidade, a justiça e a liberdade de pensamento. A didática, nessa conjuntura, tem seus fundamentos reconfigurados, passando a centrar-se:

Visualizar Questão Comentada

As teorias pedagógicas cujos pressupostos epistemológicos opõem-se às tendências aprioristas e empiristas são denominadas interacionistas e construtivistas. Estas duas últimas fundamentam-se na perspectiva de que: