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Se ocorre que, por um defeito de um órgão, um homem não suscetível de determinada espécie de sensação, sempre descobrimos que é igualmente incapaz de ter as ideias correspondentes. Um cego não pode ter ideia de cores, nem um surdo de sons. Se restituirmos a cada um deles o sentido que lhe falta, abrindo caminho à entrada dessas sensações, abre-se igualmente caminho às ideias, e ele não terá dificuldade em conceber esses objetos. O mesmo acontece quando o objeto adequado para provocar uma determinada sensação nunca foi aplicado ao órgão correspondente. Um lapão ou um negro não tem nenhuma noção do gosto do vinho. E, embora sejam raros ou inexistentes os casos de uma deficiência desse gênero na mente, casos de pessoas que nunca experimentaram ou que sejam incapazes de experimentar um sentimento ou paixão próprio à sua espécie; apesar disso, encontramos a mesma observação em grau mais atenuado. Um homem de comportamento tímido não pode fazer ideia de um inveterado espírito de vingança ou crueldade, nem um coração egoísta pode facilmente conceber os extremos da amizade e da generosidade. Admite-se facilmente que outros seres possam ser dotados de muitos sentidos que sequer imaginamos, porque as ideias de tais coisas nunca foram introduzidas em nós da única maneira pela qual uma ideia pode ter acesso à mente, isto é, pela sensação efetivamente presente.

(REZENDE, Antônio. Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação.13 ed. Rio de Janeiro: Zahar,2005. P.120.)

Sobre a origem das ideias e da maneira como se apreende o conhecimento, as informações anteriores remetem diretamente ao pensamento:

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A deficiência da Educação Básica e a repetência não podem ser consideradas como possíveis causas da desistência de alunos dos cursos superiores.

O desenvolvimento humano passou a ser o objeto de estudo da ciência. Grandes questionamentos foram iluminando a mente de pesquisadores atrás de respostas em como os seres humanos se transformavam e construíam suas características como o Inatismo, que tem como característica:
Refere-se a uma área de estudo sobre o desenvolvimento dos indivíduos em um processo histórico e social, se preocupando com as potencialidades do indivíduo, que são impedidas de se desenvolverem diante de um trabalho alienado. Mediante a essa afirmativa, estamos nos referindo à/ao:
Nos últimos anos a tecnologia atingiu os indivíduos como uma avalanche e envolve a todos. Sem dúvida, ela permite ampliar o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente. No entanto, ela é importante, mas não resolve as questões da educação sozinha. Nesse contexto, torna-se importante compreender que ensino e educação são conceitos diferentes. Acerca das variáveis que envolvem o ensino de qualidade, segundo Moran, Masetto e Behrens (2000), considere as seguintes afirmações:

I- Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; e quando possível com infraestrutura adequada, atualizada, confortável.
II- Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja instâncias favoráveis a uma relação efetiva com os alunos que facilite conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
III- Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.

São CORRETAS as afirmações: