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Pedagogia
Entender o próprio homem e tudo que o rodeia sem recorrer aos deuses era o objetivo inicial das ciências humanas. Visa-se a sistematização do conhecimento, o abandono dos mitos e a gradual substituição pela racionalização. A amplitude do conhecimento humano não pode ser razão de limitação do conhecer, antes, deveria permitir compor uma constante ampliação de competências aos profissionais de todas as áreas. As facilidades tecnológicas e de comunicação, em si, compõem grandes oportunidades de interações e diálogos, sobretudo, em meio à estrutura do sistema capitalista fordista. Contudo, caso tal sistema traga ausência de uma formação humanizada, poder-se-á gerar consequências desagradáveis nos diversos campos profissionais com prejuízos que se acumulam e avolumam na sociedade. Isto não significa que o teor técnico profissional deva ser abandonado, mas sim, que a formação nas ciências humanas contribua no enriquecimento deste conhecimento, sendo valorizadas, estudadas e aprofundadas. Após leitura e reflexão sobre o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. O texto versa sobre a necessidade de uma formação na qual a humanização, reflexão e o diálogo não sejam colocados de lado em nome da automação funcionalista.
II. Os humanos carecem de uma formação puramente tecnicista em prol de melhor realizarem suas atividades profissionais no mundo globalizado.
III. As ciências humanas – como formação – desenvolve a consciência do mundo, amplia o senso crítico, cria autonomia, capacidade de resolução de problemas de forma integrada e integradora.
IV. O pensamento no âmbito humanista vê o conhecimento e as pessoas como parte de um todo sistêmico.
Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
I. O texto versa sobre a necessidade de uma formação na qual a humanização, reflexão e o diálogo não sejam colocados de lado em nome da automação funcionalista.
II. Os humanos carecem de uma formação puramente tecnicista em prol de melhor realizarem suas atividades profissionais no mundo globalizado.
III. As ciências humanas – como formação – desenvolve a consciência do mundo, amplia o senso crítico, cria autonomia, capacidade de resolução de problemas de forma integrada e integradora.
IV. O pensamento no âmbito humanista vê o conhecimento e as pessoas como parte de um todo sistêmico.
Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
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Pedagogia
Leia o texto a seguir de Albert Einstein, extraído do livro Como Vejo o Mundo, da editora Nova Fronteira.
“Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro o por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas. E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida — corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica a não ser pela violência. Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito.”
A partir da leitura, podemos afirmar que o texto apresenta o seguinte tipo de conhecimento:
“Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro o por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas. E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida — corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica a não ser pela violência. Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito.”
A partir da leitura, podemos afirmar que o texto apresenta o seguinte tipo de conhecimento:
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Pedagogia
Ainda na obra Fundamentos sócio-filosóficos da educação (2007), Queiroz e Moita abordam a tendência progressista crítico-social dos conteúdos ou histórico-crítica. Segundo as autoras, essa tendência constitui-se no final da década de 70 e início da década de 80 do século XX, com o propósito de contrapor-se à ‘pedagogia libertadora’, por entender que ela não dá o correto e merecido valor ao aprendizado do chamado “saber científico”. Assim sendo, afirmam as autoras: “Esta tendência [crítico-social dos conteúdos] prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de
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Pedagogia
Queiroz e Moita, em Fundamentos sócio-filosóficos da educação (2007), abordam as Tendências Pedagógicas Liberais, comentando que surgiram no século XIX, influenciadas pelos ideais da Revolução Francesa (1789): “igualdade, liberdade e fraternidade”. Por volta dos anos 20 e 30 do século XX, o pensamento liberal democrático chegou ao Brasil e junto com ele a Escola Nova, defendendo a escola pública para todas as camadas da sociedade. Para esclarecer o que se entende por Escola Nova, as autoras citam Luzuriaga (1980): “Por educação nova entendemos a corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e livresca, dando-lhe sentido vivo e ativo. Por isso se deu também a esse movimento o nome de ‘escola
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Pedagogia
Para o estudioso Edgar Morin, vivemos em uma “crise planetária”, pois o individualismo e o egocentrismo têm acabado com nosso senso de solidariedade. Segundo ele, para alterarmos o que estamos experienciando no presente, a educação surge como importante processo para que façamos a reflexão sobre a complexidade dessa realidade. Em seu livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, o autor traz suas percepções sobre questionamentos que precisam estar em pauta nos processos educacionais. Em relação às proposições de Morin, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) O ser humano não precisa estar situado no Universo. Como seres complexos, temos responsabilidade com o lugar a que pertencemos, e isso se trata apenas de nossa cidade, nosso país, não do planeta e de todo o Universo.
( ) A partir do momento em que aprendemos a compreender o outro e entendemos que indivíduo e sociedade são coprodutores, percebemos que a ética é de suma importância para manter essa relação saudável.
( ) Devemos respeitar um ao outro, com nossas diversidades, e desenvolver essa cidadania planetária, que nos auxilia em nosso desenvolvimento como espécie e nos controla tal como a democracia, que é um elo vital para a convivência dos diferentes.
( ) O ser humano não precisa estar situado no Universo. Como seres complexos, temos responsabilidade com o lugar a que pertencemos, e isso se trata apenas de nossa cidade, nosso país, não do planeta e de todo o Universo.
( ) A partir do momento em que aprendemos a compreender o outro e entendemos que indivíduo e sociedade são coprodutores, percebemos que a ética é de suma importância para manter essa relação saudável.
( ) Devemos respeitar um ao outro, com nossas diversidades, e desenvolver essa cidadania planetária, que nos auxilia em nosso desenvolvimento como espécie e nos controla tal como a democracia, que é um elo vital para a convivência dos diferentes.