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Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou para aí caminha, pois é essa a situação humana básica, em que o mundo é criado por mãos mortais e serve de lar aos mortais durante tempo limitado. O mundo, visto que feito por mortais, se desgasta e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles.

(Adaptado de: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro,2003, p.243)


A partir dos fundamentos filosóficos expressos no trecho,

Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica busca-se a(o):
Sobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir. I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos. II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento. III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques. Está correto o que se afirma em

A interação caracteriza-se como atividade cooperativa que implica ação entre os sujeitos no processo de comunicação, os quais revezam-se na condição de falante e de ouvinte. Dessa forma, as interações em sala de aula pode ser descritas como:


I. Uma diversificação de estratégias na aplicação do plano interativo.

II. Uma atividade onde as ações e reações dos indivíduos acontecem de forma participativa.

III. Um tipo de relação envolvendo a motivação e participação ativa no contexto da aprendizagem.

IV. Uma contínua articulação com os sujeitos envolvidos em constante equilíbrio das relações.

V. Uma garantia de reorganização dos elementos aplicativos e criativos.


Estão corretas as afirmativas:

"Ninguém educa ninguém, tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. " (Freire,1979, p.79) Paulo Freire defendia que o poder emana da classe dominante, a quem, por questões ideológicas, interessa uma educação que vise à submissão, à mistificação da verdade, assim como à opressão das classes dominadas. Essa concepção de Educação é denominada por Paulo Freire de