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“Além dos conhecimentos pedagógicos, comuns à formação dos docentes aptos a lecionar quaisquer disciplinas nos níveis fundamental e médio do ensino, existem pelo menos outros dois tipos de conhecimentos necessários ao professor em sua prática. O primeiro deles é o conhecimento ________ e se refere àquele conhecimento do professor acerca da disciplina de referência. [...] O segundo é o conhecimento ________ e refere-se ao conhecimento utilizado na prática de ensino”.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

INSS começa a pagar o 13º de aposentados e pensionistas


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril. Entre os dias 25 de abril e 6 de maio serão liberados benefícios aos grupos de aposentados e pensionistas. Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país – mais de 60% recebem um salário mínimo.

(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/04/25/ inss-comeca-a-pagar-o-13o-de-aposentados-e-pensionistas-veja-comoconsultar-os-beneficios.ghtml. Acesso em: 25/04/2022. Adaptado.)


São benefícios relacionados ao direito de receber o 13º salário, EXCETO:

Cabe perguntar como o livro didático trata a temática indígena: Qual é a imagem dos índios nos livros didáticos? Como o livro didático transmite informações sobre outras culturas e sobre outros povos
[Luís Donisete Benzi Grupioni, Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. Em: Aracy Lopes da Silva & Luís Donisete Benzi Grupioni (org.). A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus,1995. Adaptado]

Entre outras críticas, o artigo citado aponta que os livros didáticos

Leia um excerto da entrevista com o historiador Carlo Ginzburg.


Devo dizer inicialmente que o considero muito mais interessante do que seus seguidores. O que é especialmente desinteressante neles é que tomam as suas metáforas como explicações, o que é um absurdo. É inegável que ele descobriu novos tópicos, novas áreas do conhecimento e teve também algumas ideias interessantes, como, por exemplo, a ideia da microfísica do poder.

(Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, As muitas faces da história – Nove entrevistas,2000. Adaptado)



O historiador italiano avalia a obra de

Por outro lado, bastante diferente é o quadro que se apresenta na produção de material didático e paradidático: é raro o texto didático que não faça referência ao tema e são muito expressivos, em termos quantitativos, os títulos de textos paradidáticos que tomam como referência o evento mineiro de 1788-89. Como poderíamos explicar tamanho distanciamento entre, de um lado, o imaginário nacional e o complexo editorial ligado ao ensino, no plano dos quais ainda se produzem muitos livros e opúsculos sobre o tema e, de outro, a produção acadêmica, com tão reduzidos índices?
[João Pinto Furtado. Imaginando a nação: o ensino da história da Inconfidência Mineira na perspectiva da crítica historiográfica. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História,2001]

O excerto deve ser compreendido