Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

No que se refere à formação da Alemanha e da Itália, julgue o item a seguir.

A chamada Primavera dos Povos, ocorrida em 1850, foi importante para a afirmação de nacionalidades rivais.

No que se refere à formação da Alemanha e da Itália, julgue o item a seguir.


Há uma diferença fundamental entre o nacionalismo e o movimento para a criação de um Estado-nação, que se expressou, por exemplo, na Alemanha, onde muitos daqueles que se viam como alemães não consideravam esse sentimento ligado à construção de um Estado.

Visualizar Questão Comentada

No que se refere à formação da Alemanha e da Itália, julgue o item a seguir.


O descompasso de sentimento de pertencimento nacional dos italianos frente ao que ocorria em outras potências europeias revela-se na seguinte frase de Massimo d’Azeglio: “Fizemos a Itália; agora precisamos fazer os italianos.”.

Visualizar Questão Comentada
“O sociólogo Max Weber afirmou, no início do século XX, que o Estado Moderno se definiu a partir de duas características: a existência de um aparato administrativo cuja função seria prestar serviços públicos, e o monopólio legítimo da força. Weber defendia, dessa forma, que o Estado era o único que poderia empregar a violência legalmente, esta passando a ser um instrumento de controle da sociedade. Ele afirmou ainda que o processo histórico que constituiu o Estado conviveu com a expropriação dos meios de produção dos artesãos pelos possuidores do capital.”
(SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto,2009. p.115.)

A partir do pensamento do sociólogo alemão Max Weber (1864- 1920) sobre o Estado Moderno, assinale a afirmativa correta.
“Em 1640 teve início a Revolução Puritana. Em 1688 teve lugar a Revolução Gloriosa. Ambas, contudo, fazem parte do mesmo processo revolucionário, o que nos leva a optar pela denominação Revolução Inglesa e não Revoluções Inglesas, considerando-se que a verdadeira revolução se deu no transcurso da Revolução Puritana, entre 1640 e 1649, e que a Revolução Gloriosa de 1688 foi apenas seu complemento natural.”
(ARRUDA, José Jobson de Andrade. A Revolução Inglesa. São Paulo: Brasiliense,1990. p.7.)

A chamada Revolução Inglesa se caracterizou como uma revolução de caráter