Filtrar


Questões por página:
Figura como tendência recorrente aos especialistas em conflitos de classe a percepção de que, nos marcos das sociedades contemporâneas, a dimensão econômica, outrora essencial, constitutiva, e dinamizadora das lutas classistas, vem sendo suplantada por uma outra, a qual, embora nem sempre se manifeste de modo explícito, pode ser claramente percebida. Recentemente, Klaus Eder, em uma importante apreciação sistemática da questão, expressou sua aquiescência a tal imperativo, ecoando uma espécie de consenso acerca de referido tópico. Diz ele: “a classe e a ação coletiva podem ser analisadas através de uma perspectiva reconstrutivista. A conexão entre elas nos forçou a introduzir um nível mediador de análise...” Esse nível é a:
Sobre identidade e cultura nas ciências sociais, é CORRETO afirmar que
“No Brasil e no mundo, a crise econômica e política, a falta de perspectiva e as distâncias culturais e sociais abrem espaço para discursos extremistas e impulsionam manifestações de intolerância como racismo, homofobia, xenofobia e preconceito religioso. Impulsionados pelas redes sociais, esses episódios de intolerância se multiplicam, revelando uma sociedade cada vez mais discriminatória e menos propensa ao diálogo.” (Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017.)
Tendo em vista a intolerância especificamente religiosa, analise as afirmativas a seguir.
I. Verificando-se os diferentes povos em todo o mundo pode-se dizer que a intolerância é característica específica dos povos subdesenvolvidos e economicamente frágeis. II. A ideia de dubiedade das religiões entre tolerância e intolerância foi revelada em todos os tempos. III. O Brasil, desde a colonização pelos portugueses, tem sido palco de diversas formas de intolerâncias religiosas. IV. Como o mosaico religioso brasileiro é muito extenso, caracterizado desde o início pelo sincretismo religioso, não há casos de intolerância religiosa. V. O país se tornou um laboratório de fé, em razão das mudanças culturais, de modo que algumas religiões caíram no esquecimento e outras se adaptaram ou surgiram.
Estão corretas apenas as afirmativas

(Disponível em: https://confiramais.com.br/cirio-de-nazare-belem-para-programacao/.)
“A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.” (Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm.)
A festa do Círio de Nazaré, uma das mais movimentadas do país, muito além da grande procissão que percorre as ruas de Belém no segundo domingo de outubro, reúne mais de dois milhões de fiéis. Sobre esse conjunto de manifestações religiosas que faz parte da vida dos paraenses há mais de 200 anos, analise as afirmativas a seguir.
I. A origem da festa está ligada ao achado de uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré. II. O ponto alto da festividade é a chegada da imagem, vinda de outra região do país. Considerada um dos ícones do Círio, é a principal peça de divulgação da festividade. III. Transcendendo o aspecto religioso, o Círio faz parte da história, da cultura e da vida dos devotos, em especial os paraenses. IV. O Círio movimenta os setores econômicos do comércio e serviços, sendo considerada a época como de alta temporada, principalmente relacionada ao turismo religioso.
Estão corretas as afirmativas

Observe a charge.



(Disponível em: http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/2014/11/calvin-e-o-poder-da-midia.html.)
A análise da charge, tendo em vista os conceitos de “cultura de massa” e “indústria cultural”, nos permite inferir corretamente que