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“No Brasil, uma das principais expressões da indústria cultural são as telenovelas. O modelo, que consiste em contar uma história de maneira linear, tornou-se comum nos jornais em fins do século XIX, passando posteriormente para o rádio. No entanto, foi na televisão que o gênero se consolidou com um tipo específico de entretenimento. [...]
No campo da Sociologia, a interpretação delas apresenta duas visões, a primeira, filiada à perspectiva crítica desenvolvida por Adorno e Horkheimer, as considera um veículo de difusão da ideologia das classes dominantes. Nesse sentido, essa forma de entretenimento seria um modo de alienar o público, falseando a realidade [...].” (SILVA, Afrânio et al.,2016)

Conforme, a primeira interpretação sociológica, sobre as novelas brasileiras, que está descrita no texto, as novelas trazem em si a característica da indústria cultural, as novelas
“só o ser humano é transformador da natureza, e o resultado dessa transformação se chama cultura”.
[ARANHA; MARTINS.2005]

O conceito de cultura é usado de formas diferentes na Sociologia e Antropologia. O texto, refere-se à cultura como
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Simmel aproximou-se de Weber no seu tratamento do fenômeno religioso, apropriando-se do tipo ideal weberiano e tecendo análises históricas e comparativas.
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Pitirim Sorokin caracteriza a religião a partir da passagem do ascetismo para o ativismo, de um modelo ideacional para um sensista. Quando ascetas fundadores de sistemas religiosos conseguem ser ouvidos por outros homens, começam a ter seguidores, havendo uma demanda por uma organização ou instituição que mundanizaria um projeto de transcendentalidade.
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Durkheim acreditava que a relação entre os membros de uma sociedade não é fruto exclusivamente dos aspectos físicos de um dado espaço geográfico; a sociedade estaria fundamentada no ideal moral. A religião, por conseguinte, seria um fundamento social, pois, em seu bojo, seriam reafirmados tais valores e crenças.