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Cultura é um importante conceito para as análises das ciências sociais. De maneira geral, podemos designar a cultura como um conjunto de significados simbólicos que organizam e dão sentido à realidade. No entanto, a ideia de cultura como conhecemos hoje é também produto de um processo histórico. É nesse sentido que Denys Cuche, ao analisar a etimologia da palavra, demonstra a importância de se investigar a relação entre as ideias e os significados das palavras. A partir do que argumenta Cuche, assinale a alternativa correta.
Consolidada como uma das importantes obras escritas na história da Antropologia, “Ensaio sobre a dádiva” foi uma obra escrita por Marcel Mauss no ano de 1923. Na obra o autor revisita práticas de troca realizada por populações da Polinésia, Melanésia e do Noroeste Americano e apresenta suas concepções acerca do recebimento e retribuição de presentes ali realizado, fenômeno denominado por Mauss como dádiva. Considerando a “teoria da dádiva” de Marcel Mauss, assinale a alternativa correta.
O conceito “identidade” atravessa uma boa parte das discussões dentro e fora das Universidades. De maneira geral, pensar sujeitos na contemporaneidade requer que pensemos as identidades que os atravessam socialmente. Pode-se afirmar que a identidade nos possibilita o reconhecimento social dos sujeitos e sua localização. Sobre tal conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Diferente da ideia de que a identidade é inata aos sujeitos, argumenta-se que ela é formada ao longo da vida e desenvolvida de forma inconsciente.
( ) Identidade pode ser compreendida como o conjunto de representação simbólica atribuído socialmente a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.
( ) As identidades são operadores teóricos conceituais usados unicamente por estudiosos para compreender seus objetos de pesquisas.
( ) O Renascentismo e o Iluminismo foram movimentos importantes para as reflexões sobre ideia de identidade em épocas posteriores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

“No diálogo promovido pela Sociologia, tanto em relação à Arte, quanto em relação à Ciência, podemos encontrar abordagens de natureza sociológica, quer numa Sociologia da Arte que discute as condições sociais da produção artística, na triangulação autorobra-público, quer numa Sociologia do Conhecimento que discute as condições sociais do desenvolvimento científico”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas. – São Paulo: SME / COPED,2021, p.173.
A partir do trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito das potencialidades de um ensino de Sociologia que reflita sobre as linguagens artísticas e científicas.
I. O docente de sociologia pode se valer do ensaio de Ernst Fischer sobre “A necessidade da Arte”, para qualificar o que é uma obra de arte e reafirmar sua essência estética. II. O professor de sociologia pode partir da reflexão de Thomas Kuhn sobre “A Estrutura das Revoluções Científicas”, para propor uma visão de desenvolvimento não-cumulativa, na qual os paradigmas de ciência e de arte são historicizados. III. O docente de sociologia pode utilizar os estudos de Antônio Candido sobre “Literatura e Sociedade”, para perceber as relações dialéticas entre a arte e o meio social.
Está correto o que se afirma em
“Muitas violências são praticadas a partir de sistemas de classificação, devidamente naturalizados, sem que sejam questionadas a origem dessas que são práticas sociais de subordinação. Muitas vezes achamos e dizemos sem constrangimento que “nós” temos ciência, e “eles” têm crenças; que “nós” temos arte, e “eles” artesanato; que “nós” temos filosofias, e “eles” mitos. Essas formas de classificação escondem da realidade que pretendem elucidar, um mundo de preconceitos vistos sempre a partir de uma perspectiva europeia e ocidental.”
SCHWARCZ, Lilia. “Índio não, indígena: os sistemas classificatórios” apud https://www.nexojornal.com.br/,06/06/2022.
No trecho, a autora critica o uso de formas de classificação de sociedades e culturas embasadas em uma perspectiva