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Julgue o item que se segue.


O Currículo de Pernambuco tem como perspectiva estar atrelado às práticas sociais dos estudantes, de modo a permiti-lhes significar e ressignificar seus próprios saberes, a partir do diálogo com aqueles socialmente construídos pela humanidade; e garantir a todos a igualdade de acesso aos conhecimentos no espaço escolar.


Julgue o item que se segue.


Dentro das discussões acerca do currículo, o conceito de hermenêutica mostra-se relevante, pois ela se propõe a compreender o fenômeno, definido como tudo aquilo que se mostra, se apresenta, seja este quantificável ou não.

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Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes.
De acordo com Gomes (2012), descolonizar os currículos é mais um desafio para a educação escolar. Acerca da descolonização dos currículos, leia os itens a seguir e classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )Descolonizar os currículos é superar a rigidez das grades curriculares, o empobrecimento do caráter conteudista dos currículos, a necessidade de diálogo entre escola, currículo e realidade social, a necessidade de formar professores e professoras reflexivos e sobre as culturas negadas.
( )A força das culturas consideradas negadas e silenciadas nos currículos tende a diminuir cada vez mais nos últimos anos. As mudanças sociais, os processos hegemônicos e contra-hegemônicos de globalização e as tensões políticas em torno do conhecimento e dos seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente introduzem outra dinâmica cultural e societária que não exige uma relação entre desigualdade, diversidade cultural e conhecimento.
( )Os ditos excluídos começam a reagir de forma diferente: lançam mão de estratégias coletivas e individuais. Esse processo atinge os currículos, os sujeitos e suas práticas, instando-os a um processo de renovação. Não mais a renovação restrita à teoria, mas aquela que cobra uma real relação teoria e prática. Os currículos passam a ser um dos territórios em disputa, sobretudo desses novos sujeitos sociais organizados em ações coletivas e movimentos sociais.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
As teorias tradicionais definiam o currículo como um processo de racionalização de resultados educacionais, medidos e especificados de maneira rigorosa e cuidadosa. Contudo, com o passar dos anos, essas teorizações foram sendo questionadas e as subjetividades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais passaram a ser consideradas nas pesquisas sobre currículo, desenvolvendo novas teorias: críticas e pós-críticas. A partir dessas considerações, quais categorias passaram a integrar o cabedal teórico das teorias críticas que não estavam presentes no paradigma tradicional?
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