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No cerne das temáticas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os fundamentos epistemológicos, ontológicos e metodológicos têm gerado espaços dialógicos de estudos e produzido mudanças nas ações e nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar, de tal modo que, as mudanças, ressignificações e reconstruções possam proporcionar aprendizados consubstanciados na formação dos alunos.


Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 7 mar.2025.


Na perspectiva das ideias expressas no fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir.


I. Em termos metodológicos, interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, vista como produtora de novas configurações e geradora de outros campos do conhecimento.


II. Sob a égide dos pressupostos epistemológicos, a transdisciplinaridade favorece um diálogo vivo, promotor de uma abertura que visa à conjunção, consolidando-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, em uma postura de transcendência.


III. Nas vertentes metodológicas da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, torna-se explícito que a inserção de suas bases se configuram como uma nova perspectiva na formação educacional para uma visão do sujeito global, da valorização da diversidade e da ruptura com modelos que enclausuram o conhecimento.


É CORRETO o que se afirma em:

No cerne das temáticas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os fundamentos epistemológicos, ontológicos e metodológicos têm gerado espaços dialógicos de estudos e produzido mudanças nas ações e nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar, de tal modo que, as mudanças, ressignificações e reconstruções possam proporcionar aprendizados consubstanciados na formação dos alunos.


Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 7 mar.2025.


Na perspectiva das ideias expressas no fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir.


I. Em termos metodológicos, interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, vista como produtora de novas configurações e geradora de outros campos do conhecimento.


II. Sob a égide dos pressupostos epistemológicos, a transdisciplinaridade favorece um diálogo vivo, promotor de uma abertura que visa à conjunção, consolidando-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, em uma postura de transcendência.


III. Nas vertentes metodológicas da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, torna-se explícito que a inserção de suas bases se configuram como uma nova perspectiva na formação educacional para uma visão do sujeito global, da valorização da diversidade e da ruptura com modelos que enclausuram o conhecimento.


É CORRETO o que se afirma em:

Sobre transversalidade, entende-se:
Assinale a alternativa incorreta conforme a Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Serra – ES. Ao pensar nas crianças e nas diversas formas de trabalhar com elas, temos o desafio de envolver a participação ativa delas nas diferentes etapas (concepção/planejamento, execução, avaliação e replanejamento) do trabalho. Para isso é importante:
Na tentativa de garantir orientações comuns à metodologia de trabalho em torno das orientações curriculares, foram propostos alguns enunciados que deveriam ser considerados no processo de reflexão e escrita do documento, a saber:
I - Articulação e diálogo permanente entre os diferentes níveis de ensino de modo a garantir um trabalho mais orgânico na Rede Municipal de Ensino; II - Fortalecimento dos vínculos entre os diferentes saberes e fazeres escolares e o contexto social e cultural mais amplo, considerando três eixos de reflexão: cultura, trabalho e sociedade; III - Superação do caráter fragmentário do conhecimento; IV - Fortalecimento da dinâmica ensino-aprendizagem, potencializando diferentes formas de inclusão, garantias de acesso ao conhecimento e permanência na escola.
Dos itens acima: