Filtrar


Questões por página:

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.


O conceito de interdisciplinaridade não é unívoco, mas é possível afirmar que a interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, e pode ser verificada a partir de três graus: a) um grau de aplicação; b) um grau epistemológico; c) um grau de geração de novas disciplinas.

Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.


Pode ser entendida como uma estratégia de trabalho que, técnica ou formalmente, possa ser implementada em processos formativos por via de atividades educativas sistematizadas.

Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.


Como princípio (imanência) que manifesta o movimento do real, portanto, da gênese da produção histórica do mundo e do conhecimento, e como método (exterioridade) que orienta certa organização do mundo e dos saberes por intermédio das linguagens, a interdisciplinaridade curricular somente se efetiva no âmbito da prática dos sujeitos como atos de aprendizagem e de apropriação mediada do mundo.

A interdisciplinaridade da educação (Fazenda, 2011) tem origem a partir de uma análise detalhada das questões sobre a existência desta prática histórica e culturalmente contextualizadas. Compreender este raciocínio requer uma verificação rigorosa sobre o conceito da escola, currículo e didática. E quem pretender praticar ou pesquisar esta teoria deve saber que: Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) Interdisciplinaridade escolar pode confundir-se com interdisciplinaridade científica.
( ) A perspectiva é educativa.
( ) As noções, finalidades, habilidades e técnica visam favorecer sobretudo a avaliação.
( ) Respeitar os saberes dos alunos e sua integração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. Existe uma metodologia na qual ensinar tem uma relação muito estreita com a interdisciplinaridade, pois esse trabalho permite romper com as fronteiras disciplinares, criando ligações entre diferentes áreas do conhecimento em uma situação de aprendizagem contextualizada.
Essa proposta pedagógica se refere ao seguinte: