Questões de Concurso
Filtrar
882 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 177
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Apiaí - SP
Disciplina:
Pedagogia
Currículo é uma construção social do conhecimento. Qual é o papel do "saber escolar" no contexto da cultura escolar, conforme a relação com o currículo?
Concurso:
Prefeitura de Apiaí - SP
Disciplina:
Pedagogia
Uma escola situada no semiárido brasileiro decidiu reformular seu currículo para valorizar a realidade local dos estudantes, incluindo práticas que envolvem conhecimentos regionais e tradições culturais. No entanto, alguns professores acreditam que isso pode comprometer a formação dos alunos para competir no mercado de trabalho, devido à falta de enfoque em conhecimentos globais. Considerando a proposta de um currículo contextualizado, qual seria a abordagem mais adequada para essa situação?
Concurso:
Prefeitura de Apiaí - SP
Disciplina:
Pedagogia
A escola é um sistema aberto que faz parte da superestrutura social formada por diversas instituições como: a igreja, família, meios de comunicação; faz parte do ambiente escolar crianças pertencentes a classes sociais, costumes, aspectos físicos, e culturais diferentes que estão em processo de aprendizagem.
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/ multiculturalismo-educacao.htm
Associe corretamente os conceitos da coluna 1 com suas especificidades na coluna 2:
Coluna 1
1. Interdisciplinaridade.
2. Contextualização.
3. Multiculturalismo.
4. Currículo oculto.
Coluna 2
(__) Integração de diferentes áreas do conhecimento em uma abordagem pedagógica.
(__) Valorização de diversas identidades culturais dentro do ambiente escolar.
(__) Relação entre os conteúdos ensinados e a realidade social e cultural dos alunos.
(__) Conjunto de valores e normas implícitos na prática pedagógica, que influenciam a formação do aluno sem serem explícitos.
Marque a alternativa correta:
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/ multiculturalismo-educacao.htm
Associe corretamente os conceitos da coluna 1 com suas especificidades na coluna 2:
Coluna 1
1. Interdisciplinaridade.
2. Contextualização.
3. Multiculturalismo.
4. Currículo oculto.
Coluna 2
(__) Integração de diferentes áreas do conhecimento em uma abordagem pedagógica.
(__) Valorização de diversas identidades culturais dentro do ambiente escolar.
(__) Relação entre os conteúdos ensinados e a realidade social e cultural dos alunos.
(__) Conjunto de valores e normas implícitos na prática pedagógica, que influenciam a formação do aluno sem serem explícitos.
Marque a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Disciplina:
Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica.
Analise o texto abaixo sobre o currículo e a avaliação à luz da BNCC. A BNCC orienta que o currículo seja organizado por , articulando-se às competências gerais da Educação Básica, e que a avaliação assuma caráter , voltado à melhoria das práticas pedagógicas e à promoção das aprendizagens, e não apenas à aferição de resultados.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Analise o texto abaixo sobre o currículo e a avaliação à luz da BNCC. A BNCC orienta que o currículo seja organizado por , articulando-se às competências gerais da Educação Básica, e que a avaliação assuma caráter , voltado à melhoria das práticas pedagógicas e à promoção das aprendizagens, e não apenas à aferição de resultados.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Concurso:
Prefeitura de Mauriti - CE
Disciplina:
Pedagogia
Nos últimos anos, documentos normativos como a LDB (Lei nº 9.394/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE 2014–2024) e a BNCC (2018) têm orientado a organização curricular da Educação Física escolar em todas as redes do país. Ao revisar o currículo municipal, uma equipe pedagógica percebe a necessidade de fortalecer o caráter formativo da Educação Física, destacando sua função no desenvolvimento integral dos estudantes, no reconhecimento da cultura corporal e na promoção da equidade. Considerando as políticas educacionais brasileiras, a incorporação da Educação Física ao currículo escolar deve: