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Analise as afirmativas a seguir:

I. Os efeitos das políticas curriculares, no contexto da prática, são condicionados por questões institucionais e disciplinares que, por sua vez, têm diferentes histórias, concepções pedagógicas e formas de organização, expressas em diferentes publicações.

II. Na organização e na gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem uma atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

III. As políticas curriculares não se resumem apenas a propostas e práticas enquanto documentos escritos, mas incluem os processos de planejamento, vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades no corpo social da educação.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os métodos de ensino são fundados na relação entre os objetivos e os conteúdos e se constituem enquanto sequência de operações, com vistas a um determinado resultado.
II. O método de ensino expressa uma visão global da relação do processo educativo com a sociedade, atendendo aos seus desígnios sociais e pedagógicos, assim como as expectativas de formação dos estudantes perante as exigências e desafios que a realidade social levanta.
III. O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos estudantes. O direcionamento a esse processo está associado com o planejamento realizado pelo discente no desenvolvimento das aulas por ele ministradas e envolvendo a definição dos objetivos, a seleção dos conteúdos e os métodos do ensino.

Marque a alternativa CORRETA:
Ao processo de organização curricular que privilegia a incorporação de outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social e possibilita ao aluno ampliar os horizontes do conhecimento e a aquisição de uma visão crítica que lhe extrapola a aptidão específica de seu campo de atuação profissional e propicia a diversidade de experiências aos alunos, denomina-se
Uma das teorias de currículo, historicamente construídas, considera a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo esse uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares, buscando a realidade social dos indivíduos, os estigmas étnicos e culturais, como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas. Esta concepção alinha-se às chamadas teorias
Os princípios orientadores devem ser considerados na elaboração do currículo pelas redes de ensino e suas escolas. Os mesmos visam à garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes e são delineados a partir da trajetória do Paraná, sendo imprescindível afirmá-los no momento de reelaboração das propostas pedagógicas curriculares, pautadas no âmbito da gestão democrática. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Educação como Direito inalienável de todos os cidadãos.
II. A prática fundamentada na realidade dos sujeitos na escola.
III. Igualdade e equidade.
IV. O compromisso com a formação integral, entendo esta como fundamental para o desenvolvimento humano.
V. Valorização da diversidade.
VI. Educação inclusiva identificando as necessidades dos estudantes, com recursos de acessibilidade e atividades pedagógicas específicas.
VII. Ressignificação dos tempos e espaços nas escolas.
VIII. Cuidado quanto à transição entre as etapas, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes.
IX. A avaliação dentro de uma perspectiva formativa.
Estão corretas as afirmativas: