Filtrar


Questões por página:
O estabelecimento de normas de comportamento ético-moral e de combate à discriminação demonstra os valores e atitudes necessário à vida pessoal e à convivência social. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I. Tomar medidas proativas para coibir a violência e intermediar a resolução de conflitos. II. Ter compromisso com a expressão e uso de valores democráticos na sala de aula. III. Promover o respeito as atitudes de uma escolarização ampla e sustentável. IV. Compreender o impacto negativo do preconceito e da descriminação. Estão corretas as afirmativas:
Evidenciar o caráter interdisciplinar do componente curricular, possibilita o desenvolvimento das habilidades de forma coletiva na escola. Os instrumentos de registro dos resultados obtidos pelos alunos nas atividades de seu componente curricular, desenvolvidos nos projetos interdisciplinares, promovem a avaliação contínua e, caso necessário, redirecionam as __________________________. Assinale a alternativa que complete de maneira fidedigna a lacuna:
As áreas de conhecimento na organização curricular devem expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos de saber, ampliando o diálogo entre os currículos e seus respectivos professores, com consequências perceptíveis pelos educandos e transformadoras da cultura escolar rígida e fragmentada. Trata-se de um tipo de organização que tem a interdisciplinaridade como princípio e que, por sua vez, não é um processo interno somente às respectivas áreas, mas também entre os _______________________ de outras áreas. Assinale a alternativa que complete de maneira fidedigna a lacuna:

O planejamento do trabalho em sala de aula é uma dimensão fundamental do trabalho pedagógico porque permite, aos professores e à escola, controlar os resultados, a consecução e as finalidades desse trabalho. Sobre esse tema, leia as afirmações a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Ao planejar, a escola controla os fins de seu trabalho, define os meios para alcançar esses fins, estabelece instrumentos para sua auto-avaliação e redefine, com base na avaliação, suas metas e meios.

( ) O planejamento é também imprescindível, pois o trabalho pedagógico deve ser sempre um trabalho assistemático.

( ) Quando a escola e os professores abrem mão do planejamento, eles abrem mão de sua autonomia, de seu saber e do controle do seu trabalho.

( ) Planejando, executando e avaliando que a escola e os docentes geram contexto de ampliação de seu saber, pela necessidade de estudo e desenvolvimento de sua formação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.