Filtrar


Questões por página:
Considere o fragmento que segue como base para a questão.

Um currículo comprometido com a formação de jovens e adultos trabalhadores com autonomia intelectual, ética e política exige assumir contornos de uma educação sólida e de uma qualificação profissional que conduza esses sujeitos à compreensão das relações sociais, à leitura de mundo e à efetiva participação nos processos sociais (Silva,2019, p.177).

(Fonte: SILVA, José. A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Brasil: 13 anos depois. Cadernos de Pesquisa. v.26. n.4. out./dez.,2019).

A afirmação de Silva (2019) aponta que a educação de jovens e adultos integrada à formação profissional e tecnológica apresenta a necessidade de
Uma proposta de currículo integrado para a educação profissional e tecnológica apresenta como alguns de seus princípios norteadores:
Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

A questão central para qualquer teoria que problematize o currículo é orientar a ação educativa em um dimensionamento amplo e integrado. E isso compreende muito mais do que listar conteúdos, cargas horárias e matrizes curriculares. Envolve saber, numa perspectiva política, qual conhecimento deve ser ensinado, quais as finalidades desse conhecimento, para quem ele se destina e a quem ele interessa. (IFRN,2012, p.37).

(Fonte: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Documento-base. Natal: IFRN,2012).

A definição apresentada no fragmento, retrata uma concepção curricular específica, componente de uma das teorias do currículo. De acordo com a literatura especializada sobre o tema, as teorias do currículo apresentam distinções em suas abordagens e podem ser identificadas como:
Questão Anulada
Leia o texto a seguir:

“A organização da rotina didática na educação infantil deve levar em conta: Atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalhos”. (BRASIL, RECNEI, v.1,1998)

Atividades permanentes:

I- São orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica.
II- Envolvem necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância.
III- São conhecimentos específicos que se organizam ao redor de um problema para resolver.

Está CORRETO o que se afirma em:
Na perspectiva das autoras Alice Casimiro e Elizabeth Macedo (2011), currículo é:
Visualizar Questão Comentada