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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), “A organização das unidades temáticas se baseia na compreensão de que o caráter lúdico está presente em todas as práticas corporais e a delimitação das habilidades privilegia oito dimensões de conhecimento.”
Com relação às dimensões do conhecimento apresentadas na BNCC, associe as Colunas 1 e 2.

Coluna 1 Dimensões do conhecimento

1. Experimentação
2. Uso e apropriação
3. Fruição
4. Reflexão sobre a ação
5. Construção de valores

Coluna 2 Descrição

( ) Implica a apreciação estética das experiências sensíveis geradas pelas vivências corporais, bem como das diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos. ( ) Refere-se à dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais e pelo envolvimento corporal na realização delas.
( ) Vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais, que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em prol de uma sociedade democrática.
( ) Refere-se aos conhecimentos originados na observação e na análise das próprias vivências corporais e daquelas realizadas por outros.
( ) Refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Currículo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó SC (2019) – Componente Curricular: Ciências

1. As 3 dimensões do letramento científico são: “aprender ciência”, “aprender sobre ciência” e “aprender a fazer ciência”.
2. Deve-se trazer elementos que sirvam de reflexão, análise e sugestões aos professores na construção de ações e planejamentos convergentes e sinérgicos entre os letramentos (científico, linguagens, matemática, geográfico, histórico, dentre outros). Isso equivale dizer que, além da leitura e escrita, o letramento científico deverá estar integrado aos saberes e fazeres dos alunos durante o percurso formativo.
3. Os saberes culturais e empíricos trazidos pelos alunos não devem ser o ponto inicial do aprendizado, tendo em vista que, na maioria das vezes, vêm impregnados de uma cultura de fakenews. tão comum na internet nos dias de hoje. Assim, considerando que a criança carrega em sua essência o espírito investigativo, devemos fomentar essa curiosidade que adquira conhecimentos científicos sem esses vícios.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Imagine a seguinte situação:

Uma professora de Educação Infantil propõe a crianças de cinco anos que formem um círculo. Após explicar, com exemplos, o que é folclore e o que é uma cantiga folclórica, a professora deve perguntar se as crianças já conhecem alguma cantiga folclórica, se há quem cante em família ou em alguma atividade social. Após ouvir as respostas e criar um espaço de conversa para que as crianças exponham suas vivências com essas canções, a professora apresenta a canção “Sapo Cururu” e propõe a escuta atenta da música, a fim de que os pequenos aprendam a letra e a confecção de instrumentos com caixinhas papelão, varetas de madeira, chocalhos com grãos de areia e outros objetos de fácil acesso no ambiente escolar, para acompanhar a cantoria.
A partir do que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre esse modo de trabalhar folclore brasileiro na Educação Infantil, é correto afirmar que a atividade proposta por essa professora contempla os seguintes campos de experiência e aprendizagem:

1. Traços, sons, cores e formas
2. Espaço, tempo, quantidade e transformações
3. O Eu, o Outro e o Nós

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A partir do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó, SC (2023) sobre práticas inclusivas de educação, relacione os elementos da Coluna 1 — práticas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) —, com a respectiva explicação, Coluna 2.

Coluna 1 Educação

1. Educação Escolar Indígena
2. Educação Afrodescendente
3. Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Coluna 2 Explicação

( ) Compromete-se com uma educação democrática na escola pública, voltada à formação humana de qualidade, transformadora e emancipatória, alinhada à Agenda 2030 da ONU.
( ) Prática educativa que reconhece a diversidade cultural brasileira desde a Educação Infantil, articulando saberes, identidades e histórias silenciadas. Fundamenta-se na LDBEN e na Resolução, promovendo a formação integral, democrática e emancipatória.
( ) modalidade de ensino que valoriza culturas, línguas e saberes tradicionais, fortalecendo identidades e memórias coletivas. Organiza currículos bilíngues e interculturais, diferenciados conforme a comunidade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise as afirmativas abaixo sobre o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó, SC (2023).



1. Nas práticas pedagógicas, é essencial disponibilizar diferentes materiais e suportes, permitindo que as crianças os explorem em seus processos de criação e vivência, respeitando o ritmo e a individualidade de cada uma, seja em pequenos ou grandes grupos.



PORQUE



2. Essa diversidade de recursos favorece a expressão das singularidades em produções individuais e coletivas, que, ao serem compartilhadas em exposições nos espaços da instituição, ampliam as trocas de percepções, ideias, informações e conhecimentos por meio da Arte.



Assinale a alternativa correta a respeito dessas afirmativas.