Filtrar


Questões por página:

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a (BNCC,2017):

O currículo e a didática são elementos interdependentes que se influenciam mutuamente na construção do processo educativo. Ao longo da história, diferentes teorias e tendências pedagógicas têm moldado a concepção de currículo e as práticas didáticas. Qual das alternativas a seguir apresenta uma tendência contemporânea na área de currículo e sua principal característica?
Visualizar Questão Comentada
Conforme disposto no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, relacionado à Perspectiva Histórico-Cultural (BLUMENAU,2021), o planejamento é uma ação fundamental na organização de uma Atividade de Ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Por isso, planejar/replanejar e avaliar são ações que necessitam estar presentes na prática diária de trabalho do professor. Referente ao público-alvo da Educação Especial, o Currículo destaca que "todas as ações, bem como as flexibilizações necessárias para cada estudante, precisam ser sistematizadas no Plano Educacional Individualizado (PEI), sendo este, um documento de registro do planejamento e de acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial, tomando por base a trajetória individual deles. (BLUMENAU,2021, p.426).

É importante que esse documento seja construído de forma colaborativa entre quais profissionais?
De acordo com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021), relacionado à Perspectiva Histórico-Cultural, a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial é um processo que se encontra em construção, o que exige dos profissionais da educação um esforço em romper barreiras internas e externas, conscientizando-se da necessidade de mudanças em alguns princípios e práticas já profundamente arraigados no cotidiano escolar. Nesse sentido, quem deve atuar na mediação, assumindo o papel de implementar ações que tornem possíveis os encontros entre os profissionais, familiares e especialistas, visando a interação entre os saberes de cada um para o alcance dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento?
O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021), relacionado à Perspectiva Histórico-Cultural, define que, para que as escolas sejam de fato inclusivas, faz-se necessária uma _____________________, pensando em um novo tempo institucional, em que as _________________________ sejam reconhecidas como oportunidades para o enriquecimento e aprendizado construído na _________________________.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas, correta e respectivamente, no excerto: