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De acordo com Ropoli et al. (2010), ao contrário do que se pensa e se faz, as práticas escolares inclusivas não implicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações.
Segundo o documento, a ideia do currículo adaptado
Ao delinear os princípios, objetivos e conteúdos que devem orientar o currículo concretamente realizado nas práticas escolares, no Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação (2012) afirmam que os homens se fazem humanos nas relações sociais, pelo trabalho e pela produção da cultura. O sujeito que aprende, aprende com o corpo todo, corpo este que carrega uma bagagem cultural, organizadora de sentidos e significados.
Conforme essas Diretrizes Curriculares, ensinar pelo diálogo e pela reflexão é promover o que se denomina
Para responder à questão, leia o seguinte texto adaptado:
No coração do Projeto Político-Pedagógico, está ___________definido(a) como um conjunto de práticas culturais que reúne saberes/conhecimentos e modos de se lidar com estes, além das relações interpessoais vivenciadas no ambiente educativo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto, de acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação (2012).
Ao discutirem o currículo como um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar, Moreira e Candau (2007) afirmam que o grande desafio que a escola está chamada a enfrentar é
Em relação às diferenças entre a organização do ensino fundamental em ciclos e o modelo seriado, conforme Alavarse (2009), é correto afirmar que