Questões de Concurso
Filtrar
616 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 124
Questões por página:
Conforme Sacristán e Pérez Gómes (2000, p.27), podemos compreender o currículo como "processo que envolve uma multiplicidade de relações, abertas ou tácitas, em diversos âmbitos, que vão da prescrição à ação, das decisões administrativas às práticas pedagógicas, na escola como instituição e nas unidades escolares especificamente. Para compreendê-lo e, principalmente, para elaborá-lo e implementá-lo de modo a transformar o ensino, é preciso refletir sobre grandes questões".
As teorias sobre currículo podem ser organizadas em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
Leia as afirmações a seguir sobre currículo:
AFIRMAÇÃO 1
Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e diversidade humana, elaborando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença, trazendo à tona a necessidade de formação humana integral em que seja possível o desenvolvimento da capacidade de olhar através do lugar social do outro, da capacidade de compreender e respeitar às diferenças étnicas, culturais, sexuais, etc.
AFIRMAÇÃO 2
Percebem o currículo como centrado em questões técnicas e baseado em uma perspectiva fabril, de monitoramento e controle dos envolvidos no processo educacional, bem como numa lógica reprodutivista.
A correta inter-relação entre as afirmações apresentadas e as teorias sobre currículo é expressa na afirmativa:
O planejamento docente é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma coerente, mobilizando intencionalidades em favor da construção de conhecimentos que façam sentido para os estudantes.
No seu planejamento, o professor mobiliza uma série de elementos. A esse respeito, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona distintos elementos que compõem o planejamento do professor com a sua descrição:
Primeira coluna: elementos
1.Recursos didáticos
2.Avaliação
3.Objetivos
4.Metodologia
5.Conteúdos de ensino
Segunda coluna: descrição
(__)materiais físicos ou digitais utilizados para a mediação do processo de ensino e aprendizagem.
(__)metas traçadas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, podendo englobar uma aula, um projeto, uma sequência didática ou o que se espera alcançar ao longo de um dado período escolar.
(__)momento de reflexão sobre todo o processo de ensino e aprendizagem e que deve fazer parte do cotidiano da sala de aula, permitindo observações sobre o processo de construção de conhecimentos pelos estudantes e sobre a própria prática docente.
(__)saberes sistematizados numa dada área do conhecimento ou de forma inter/transdisciplinar.
(__)conjunto de métodos, processos, procedimentos utilizados na mediação da construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a (BNCC,2017):
É importante que esse documento seja construído de forma colaborativa entre quais profissionais?