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“O currículo constitui um dispositivo no qual se concentram as relações entre a sociedade e a escola, entre os saberes e as práticas socialmente construídos e os conhecimentos escolares. Pode-se afirmar que os primeiros constituem as origens dos segundos. Portanto, os conhecimentos escolares provêm de saberes e conhecimentos socialmente produzidos nos chamados ‘âmbitos de referência dos currículos’.”
(Moreira e Candau,2008.)
Segundo os autores, são âmbitos de referência:
I. As relações de poder e conflitos interpessoais.
II. As formas diversas de exercício da cidadania e os movimentos sociais.
III. As instituições produtoras do conhecimento científico.
IV. O mundo do trabalho e os desenvolvimentos tecnológicos.
V. As atividades desportivas e corporais, a produção artística e o campo da saúde.
Estão corretas as afirmativas
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso,2014. (adaptado)
Considerando como referência o texto apresentado e as ideias sobre competência de Zabala e Arnau, avalie as afirmações a seguir.
I. Em âmbito educacional o termo competência pode ser definido como intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam componentes atitudinais, procedimentais e conceituais de maneira inter-relacionada.
II. Um dos aspectos significativos e relevantes no currículo escolar com base em competências está na aprendizagem dos conteúdos, através da simples memorização para sua compreensão.
III. Na perspectiva da pedagogia das competências, não existe uma metodologia própria para o ato de ensinar, mas condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, entre as quais, todas devem ter um enfoque globalizador.
IV. Numa concepção crítica quanto ao processo de ensino e aprendizagem, a competência e conhecimentos são antagônicos.
V. Nos pressupostos do educar por competências o currículo representa a formação em aprendizagens que têm como característica fundamental a capacidade de serem aplicadas em contextos reais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/edit ora/ebooks/conedu/2021/ebook2/TRA BALHO_EV150_MD7_SA100_ID8330_0 1112021154029.pdf. Acesso em: 17 nov.2023. (adaptado)
A partir de uma perspectiva crítica que assenta a reflexão de currículo como construção social e cultural, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo deve ser compreendido como experiência recriada nos alunos, através do qual eles podem desenvolver-se, ou seja, como um processo vivo e dinâmico que proporciona conteúdos e valores para que os alunos possam melhorar a sociedade em relação à sua reconstrução social.
II. No processo educativo o currículo deve ser visto como um discurso, uma narrativa particular do indivíduo e da sociedade, que explicita noções particulares sobre conhecimento, formas de organização da sociedade, sobre os diferentes grupos sociais.
III. A seleção do currículo quando se desliga da cultura extraescolar que rodeia o aluno que faz parte de sua história real, colocalhes uma distância entre o que a escola transmite e o que vive fora dela.
IV. O currículo numa perspectiva crítica se constitui como campo da cultura escolar dominante em nossas instituições educativas que prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo.
V. O currículo como proposição de reconhecimento das identidades culturais deve promover na escola situações favoráveis à tomada de consciência sobre a construção da identidade cultural de alunos, professores e gestores, relacionando-a aos processos socioculturais do contexto em que vivem.
É CORRETO apenas o que se afirma em: