Filtrar


Questões por página:

A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto. Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.


1. Atitudinais

2. Procedimentais

3. Conceituais


( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.

( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.

( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Laia o fragmento a seguir.


Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.”


Para a organização do currículo por competências é necessário

Na Escola Andorinha os professores do Ensino Fundamental estão reunidos nos seguintes grupos para o planejamento curricular do novo ano letivo:


1- Professores de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Educação Física e de Artes.

2 - Professores de Matemática.

3 - Professores de Ciências da Natureza.

4 - Professores de Geografia e de História.

5 - Professores de Ensino Religioso.


Sobre essa proposta, é correto afirmar que ela

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:


O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”


De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

Considerando que o público das classes de EJA é de pessoas entre 20 e 75 anos de idade, fica evidente que o termo "folhinha" usado pela professora deve causar estranhamento ao grupo. Além disso, o uso do diminutivo relembra permanentemente ao aluno da EJA que o lugar que ele ocupa naquela classe configura uma distorção. A organização dos conteúdos a serem trabalhados e os modos de abordagem seguem as propostas desenvolvidas para as crianças do ensino regular, e a linguagem utilizada pelo professorado infantiliza pessoas que, se não puderam ir à escola, tiveram e têm uma vida rica em aprendizagens que mereceriam maior atenção.

(Adaptado de: OLIVEIRA, I. B. "Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA". Educar, n.289, pp.83-100. Curitiba, 2007)


De acordo com a situação problematizada no texto,