Questões de Concurso
Filtrar
1.200 Questões de concurso encontradas
Página 217 de 240
Questões por página:
O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:
I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.
II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.
III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.
IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em
Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.
Um currículo de ciências com abordagem interdisciplinar pode fazer da escola um ambiente propício para o ensino da educação ambiental e o desenvolvimento de práticas pedagógicas, como uma horta comunitária, por exemplo.
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.
Na perspectiva didático-metodológica apresentada no texto, a construção de uma pedagogia do conceito requer que a escola incite os jovens a defender sua própria opinião como uma estratégia de fuga ao caos.
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.
A proposta de uma pedagogia do conceito converge para uma atitude didática conteudista.
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.
A proposta metodológica do autor do texto, Silvio Gallo, concorda com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, autores que definem a filosofia como a arte de criar conceitos.