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No cerne das temáticas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os fundamentos epistemológicos, ontológicos e metodológicos têm gerado espaços dialógicos de estudos e produzido mudanças nas ações e nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar, de tal modo que, as mudanças, ressignificações e reconstruções possam proporcionar aprendizados consubstanciados na formação dos alunos.


Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 7 mar.2025.


Na perspectiva das ideias expressas no fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir.


I. Em termos metodológicos, interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, vista como produtora de novas configurações e geradora de outros campos do conhecimento.


II. Sob a égide dos pressupostos epistemológicos, a transdisciplinaridade favorece um diálogo vivo, promotor de uma abertura que visa à conjunção, consolidando-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, em uma postura de transcendência.


III. Nas vertentes metodológicas da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, torna-se explícito que a inserção de suas bases se configuram como uma nova perspectiva na formação educacional para uma visão do sujeito global, da valorização da diversidade e da ruptura com modelos que enclausuram o conhecimento.


É CORRETO o que se afirma em:

Em uma perspectiva epistemológica de educação, as pesquisas e debates acerca das políticas curriculares, seus pressupostos e desdobramentos teórico-práticos têm ampliado os movimentos de reflexões, em torno de uma conceptualização do currículo escolar. O que induz, compreensões de como a escola conceitua e a transforma em ações na perspectiva de um novo currículo que desconstrua as estruturas de dominação.


TEIXEIRA, C.R. Currículoescolar:umcasode dominaçãoereproduçãosocial?Umbreveesboço. Dialogia, São Paulo, v.4, p.115-125,2005.


Considerando as concepções e dimensões do currículo escolar, avalie as afirmações a seguir.


I. Como percepção intencional de que o currículo é um artefato social e cultural implica vê-lo como resultado de um processo social construído no bojo dos conflitos e lutas entre diferentes tradições e concepções sociais, e não apenas como transmissão de conhecimentos, valores e habilidades em torno dos quais haja um acordo geral.


II. Numa perspectiva democrática, as reflexões sobre o currículo devem incorporar elementos sociais, políticos, econômicos e culturais, que colaborarão para as atividades escolares e melhor compreensão das questões postas pela realidade dos sujeitos inseridos no e pelo processo educativo.


III. No centro das questões curriculares, configurar o currículo na perspectiva de desconstrução das estruturas de dominação implica pautar as discussões sobre as áreas de abrangência de um currículo, considerando-o, além de uma questão de conhecimento, uma questão de construção de identidades.


É CORRETO o que se afirma em:

Hernandez, in Brasil. MEC (2010), defende uma perspectiva de organização curricular globalizadora. O conceito de conhecimento global e relacional permite superar o sentido da mera acumulação de saberes em torno de um tema.
De acordo com o documento, a proposta é
De acordo com Ropoli et al. (2010), ao contrário do que se pensa e se faz, as práticas escolares inclusivas não implicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações.
Segundo o documento, a ideia do currículo adaptado
Ao delinear os princípios, objetivos e conteúdos que devem orientar o currículo concretamente realizado nas práticas escolares, no Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação (2012) afirmam que os homens se fazem humanos nas relações sociais, pelo trabalho e pela produção da cultura. O sujeito que aprende, aprende com o corpo todo, corpo este que carrega uma bagagem cultural, organizadora de sentidos e significados.
Conforme essas Diretrizes Curriculares, ensinar pelo diálogo e pela reflexão é promover o que se denomina